Postado por - Heitor Montes

Bahia leva gol no início, perde chances e estreia sendo derrotado em casa para o Botafogo-PB

O Bahia começou a temporada 2018 com o pé esquerdo. Atual campeão, o Tricolor perdeu na estreia na Copa do Nordeste para o Botafogo-PB, em plena Arena Fonte Nova, na noite desta quinta-feira (18). Após levar um gol no início da partida em uma falha defensiva, o Esquadrão criou chances e até teve um pênalti a favor, mas parou em uma noite inspirada do goleiro Edson.

Após esta primeira rodada, o Bahia é o lanterna do Grupo C da Copa do Nordeste. O Tricolor volta a campo neste domingo (21), pela primeira rodada do Campeonato Baiano, contra o Bahia de Feira, em Feira de Santana. Pelo Nordestão, a próxima partida é contra o Altos-PI, fora de casa, no dia 30.

A PARTIDA

Primeiro tempo

O Bahia iniciou partida sentindo o peso do início da temporada e da falta de entrosamento. Logo aos cinco minutos de jogo, o Botafogo-PB abriu o placar: após uma falha de Tiago dentro da área, a bola sobrou para o volante Allan Dias, que bateu com força e o goleiro Douglas não conseguiu defender.

Nos minutos seguintes, a defesa tricolor continuou apresentando problemas e o Botafogo-PB ameaçava e criava chances para fazer o segundo.

Aos 13 minutos de jogo, o Bahia teve uma grande chance para empatar. Élber passou para Régis, que antes de dominar, foi derrubado dentro da área. O árbitro Léo Simão Holanda imediatamente marcou pênalti. Porém, na cobrança, Edigar Junio bateu rasteiro e o goleiro Edson caiu no canto certo e fez a defesa.

Estreando com a camisa do Bahia, o lateral-direito João Pedro era o principal alvo das jogadas ofensivas. Aos 24 minutos, ele foi até a linha de fundo e cruzou, mas a defesa cortou. Aos 27, ele fez uma jogada parecida, chegou ao fundo, invadiu a área e cruzou, mas nenhum jogador apareceu para chutar.

Segundo tempo

O Esquadrão voltou do intervalo tentando o empate a qualquer custo. Logo no primeiro minuto, Régis recebeu dentro da área, mas, marcado, chutou fraco para a defesa de Edson.

Élber teve a chance do empate após boa jogada de Régis pela esquerda. Porém, após o passe vindo da linha de fundo, o atacante chutou por cima.

Aos 16, Edigar Junio recebeu na área, driblou o zagueiro Gladstone e bateu de esquerda, mas a bola passou tirando tinta do travessão. Logo depois, Léo cruzou rasteiro da esquerda e Edigar bateu pro gol, mas Edson fez grande defesa.

Aos 37, Vinícius arriscou de fora da área, mas o goleiro Edson, bem posicionado, fez boa defesa, espalmando para a linha de fundo.

Nos acréscimos, quem teve a chance de matar a partida foi o Botafogo-PB. Osmar teve uma grande oportunidade, mas acertou o travessão.

FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 1 Botafogo-PB
Copa do Nordeste – Grupo C – 1ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 18/01/2018
Horário: 21h15 (de Salvador)
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Samuel Oliveira Costa e Renan Aguiar da Costa (ambos do CE)

Cartões amarelos: Rafael Jataí, Humberto, Netinho Gladstone e Edson (Botafogo-PB)

Gol: Allan Dias (Botafogo-PB) - 5/1º

Bahia: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Tiago e Léo; Edson (Elton), Nilton (Vinícius) e Régis; Zé Rafael, Élber (Hernane) e Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.

Botafogo-PB: Edson; Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Fábio Alves; Rafael Jataí, Allan Dias, Humberto (Osmar) e Carlos Renato (Netinho); Deco (Marlon) e Nando. Técnico: Leston Júnior