Postado por - Heitor Montes

Treinador Chiquinho de Assis morre aos 63 anos; Bahia lança nota de pesar

Reconhecido por revelar grandes atletas do futebol baiano, o ex-atleta e técnico Chiquinho de Assis faleceu nesta quinta-feira (24), nos Estados Unidos, vítima de um câncer.

Com 63 anos de idade, Chiquinho, carioca de Miracema, defendeu as camisas do Fluminense de Feira, Lêonico, Botafogo e Fluminense. Formado em Educação Física-UFBA e Pós Graduado em Ciência do Futebol-UNEB, Assis passou pelas categorias de base do Bahia e do Vitória, inclusive treinando o time profissional do Esquadrão de Aço em 2011 e em 2013, como interino.

Além da história em Salvador, Chiquinho trabalhou nos Estados Unidos, onde teve uma passagem de três anos pelo Miami F.C.

Confira a nota de pesar da direção do Bahia:

A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade à família de Francisco Assis da Silva Júnior, o Chiquinho de Assis, que faleceu aos 63 anos, nos Estados Unidos, após travar uma luta contra o câncer.

Natural de Miracema, no Rio de Janeiro, Chiquinho construiu boa parte de sua história no futebol na Bahia. Atacante de técnica refinada, defendeu o Esquadrão de Aço na década de 70 e, depois que pendurou as chuteiras, formou-se em Educação Física na Ufba e fez pós-graduação em Ciência do Futebol na Uneb.

Treinou diversas equipes no interior do Estado e ganhou destaque como técnico das equipes de divisões de base de Bahia e Vitória, sendo um dos responsáveis na revelação de atletas como Uéslei, Gabriel, Marcelo Ramos, Clébson, Fabão e Robson Luis, entre outros.

Durante mais de uma década, deu sua contribuição ao futebol norte-americano, treinando o Miami FC, além de ter participado de outros projetos de formação de atletas.

A última passagem de Chiquinho pelo Bahia foi entre 2011 e 2013, quando comandou o time sub-23, foi auxiliar-técnico e chegou a dirigir o time profissional.

O Esquadrão presta os mais sinceros votos de estima aos familiares e amigos deste grande desportista, que sempre se preocupou em formar atletas e cidadãos. Na partida deste domingo (27), contra o Botafogo, haverá um minuto de silêncio em sua homenagem na Arena Fonte Nova.

Fontes: Bahia Notícias e Site Oficial do Bahia