Postado por - Newton Duarte

Copa América :: Peru enfia 3 na Bolívia e está na semifinal; Gols e Ficha Técnica

Em noite inspirada, Guerrero comanda o Peru às semifinais da Copa América

Atacante do Flamengo fez o três gols no triunfo por 3 a 1 sobre a Bolívia. Nas semifinais peruanos encaram o Chile na próxima segunda-feira

Paolo Guerrero desencantou na Copa América. O artilheiro da edição passada do torneio sul-americano fez os três gols na vitória do Peru por 3 a 1 sobre a Bolívia, todos no primeiro tempo, nesta quinta-feira, em Temuco. Os peruanos avançaram às semifinais da competição, onde enfrentam o Chile na próxima segunda-feira, em Santiago.

A verdade é que a Bolívia não conseguiu fazer frente ao adversário. Com jogadores de mais experiência internacional, o Peru não teve dificuldades para construir o seu placar.

Guerrero era o jogador mais perigoso do time comandado pelo argentino Ricardo Gareca. Antes de marcar o seu primeiro gol, aos 20 minutos, o atacante já havia tido três oportunidades. A contagem foi aberta com uma cabeçada após cruzamento da esquerda de Juan Vargas. A defesa boliviana dormiu no ponto e deixou o artilheiro sozinho na grande área.

Demoraria apenas dois minutos para sair o segundo gol, em contra-ataque. A Bolívia foi para a frente e teve uma falta a seu favor. A zada peruana afastou e Yotún saiu em disparada. O ex-vascaíno tabelou com Farfán e fez o lançamento para Guerrero. O camisa 9 avançou e contou com a colaboração do goleiro Quiñonez, que escorregou e deixou a meta aberta para o atacante empurrar a bola para a rede.

Para não dizer nada fez na primeira etapa, a Bolívia teve uma grande chance de descontar em uma cabeçada de Marcelo Moreno defendida por Gallese. Aliás, os bolivianos mostravam perigo somente a partir das bolas paradas de Smedberg.

No intervalo o técnico Mauricio Soria resolveu ousar. Tirou os laterais Hurtado e Morales e pôs dois homens de frente, Lizio e Pablo Escobar. As mudanças aparentemente surtiram efeito, pois a Bolívia passou a pressionar mais o Peru em seu campo defensivo.

Isso, porém, passou a ser algo traiçoeiro. Pois com a vantagem, e frente um oponente que dava mais espaços, os peruanos passaram a explorar os contra-ataques. Principalmente com Yotún e Farfán. O mesmo pode-se dizer de Carrillo, que entrou no lugar de Pizarro e impôs correria.

A fragilidade dos bolivianos voltou a aparecer aos 28 minutos do segundo tempo. Bejarano entregou o ouro, em um passe lateral errado na intermediária de defesa. Um erro primário. Para aumentar a lambança, a bola foi nos pés de Guerrero. O atacante fez o terceiro gol com tranquilidade.

A Bolívia descontou com um gol de pênalti no fim, quando estava já entregue. Advincula derrubou Lizio e Marcelo Moreno cobrou no meio do gol. Os jogadores dos dois lados ainda se envolveram em uma rusga no fim, mas nada que manchasse a grande noite de Paolo Guerrero.

Melhor: Guerrero – Ele entrou em campo pressionado por não ter feito nenhum gol, mas desencantou e em grande estilo. Foram três gols do atacante que garantiram a classificação e o colocaram na artilharia da competição, posto que ocupou em 2011.

Pior: Quinonez – Qualquer esperança boliviana acabou no tropeço do goleiro. Depois de sofrer o primeiro gol, ele ficou indeciso se saía da meta ou não, quando se decidiu, ele caiu no gramado e viu Guerrero ampliar o placar.

Destaques

Presença inédita. Pela primeira vez nesta Copa América, a modelo Alondra Garcia Miró, namorada de Guerrero, esteve no estádio para ver uma partida da seleção peruana.

Contagem regressiva. Guerrero está a dois gols de se tornar o maior artilheiro da história do Peru. Teófilo Cubillas com 26 gols é o atleta com mais gols.

Bolívia

1

x

3

Peru

Copa América – Quartas-de-Final

Local: Temuco (CHI)

Estádio: Germán Becker

Dia: Quinta-feira

Data: 25 de junho de 2015

Horário: 20h30 (Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro

Wilmar Roldán (Colômbia)

Árbitro Assistente 1

Alexander Guzmán (Colômbia)

Árbitro Assistente 2

Cristian de la Cruz (Colômbia)

CARTÕES AMARELOS

Bolívia

Danny Bejarano, Pablo  Escobar, Pedriel, Marcelo Moreno

Peru

Gallese, Yotún

CARTÕES VERMELHOS

Bolívia

Peru

GOLS

Bolívia

Marcelo Moreno 38'/2ºT (1-3)

Peru

Guerrero 20'/1ºT (0-1), Guerrero 22'/1ºT (0-2), Guerrero 28'/2ºT (0-3)

ESCALAÇÕES

Bolívia

Quiñonez, Hurtado (Pablo Escobar,  intervalo), Raldes, Coimbra e Zenteno;  Smedberg, Chumacero, Danny Bejarano  e  Morales (Lizio, intervalo); Marcelo Moreno e  Peña (Pedriel 22'/2ºT)

Técnico:

Mauricio  Soria

Peru

Gallese, Advincula, Zambrano, Ascues e  Juan Vargas; Retamoso, Yotún, Farfán (Hurtado  31'/2ºT) e Cueva (Reyna 36'/2ºT); Pizarro  (Carrillo 21'/2ºT) e Guerrero.

Técnico:

Ricardo Gareca