Postado por - Newton Duarte

1º jogo... 1º Brasileirão: Time máster reeditará 1º jogo da história tricolor

Chegue cedo

Time máster reeditará 1º jogo da história tricolor

Não bastassem todas as atrações que envolvem o amistoso comemorativo aos 85 anos do Bahia, sábado (23), contra o Santos, o torcedor que chegar mais cedo ao estádio da Fonte Nova poderá acompanhar uma preliminar mais do que especial.

O time máster do Tricolor enfrentará o Ypiranga, a partir das 16h30, reeditando a primeira partida da história do Esquadrão de Aço.

Em 1º de março de 1931, um recém-fundado Bahia venceu o aurinegro soteropolitano, no Campo da Graça, pela abertura do Torneio Início: 2 a 0. Os gols foram marcados por Bayma e Guarany, e o goleiro Teixeira Gomes ainda defendeu uma cobrança de pênalti.

Organizador do time máster azul, vermelho e branco, o ídolo Zé Carlos convoca a Nação para os eventos de sábado, quando também haverá a reedição da final de três Brasileiros (59, 61 e 63), show de luzes, apresentação do elenco 2016 e lançamento dos novos uniformes: “Venha reviver o Clássico do Povo. Estamos felizes por fazer parte parte da história de uma agremiação vencedora. Parabéns, Bahia, pelos seus 85 anos”.

Em outubro, os másters tricolores derrotaram o Jockey Club de Rosário, da Argentina, por 3 a 0, no Fazendão. A escalação teve Jean, Mantena, Josinei, Maurício e Valdomiro; Lima Sergipano, Zé Carlos e Robson Luiz; Uéslei, Juninho e Emo.

O 1º Jogo

Bahia 2 X 0 Ypiranga

DATA: Domingo, 01 de março de 1931

LOCAL: Salvador-BA

ESTÁDIO: Arthur Morais (Campo da Graça)

JUIZ: Francelino de Castro (BA)

AUXILIARES:

EXPULSÃO:

C. AMARELO: Na época ainda não existia

RENDA:

PÚBLICO:

GOLS: Bayma e Guarany (Bah)

BAHIA: Teixeira Gomes; Leônidas e Gueguê; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarotta e Pega-Pinto.

TREINADOR: João Barbosa

YPIRANGA:

TREINADOR:

OBSERVAÇÃO: Esse foi o primeiro jogo oficial do Bahia. Esse torneio era realizado em partidas de 20 minutos de duração e prorrogação de dez, em caso de empate no tempo normal.

Equipes participantes perfilam antes do início das partidas do torneio.- Foto: Aroldo Maia - Arquivo SUDESB