Postado por - Newton Duarte

100 dias em que Neymar estremeceu o Barça; Teve até jogada de Ronaldinho

100 dias em que Neymar estremeceu o Barcelona

Craque tem adaptação recorde e reinventa jogo do time catalão

SÃO PAULO - Os 100 primeiros dias dos 1.827 que Neymar tem de contrato com o Barcelona foram cumpridos da melhor maneira possível. Da estreia no dia 30 de julho, em um amistoso contra o Lechia Gdansk, na Polônia, até a última quarta-feira, na vitória diante do Milan, no Camp Nou, pela Liga dos Campeões, o craque fez muito mais do que se esperava dele em um período tão curto: fez gol em decisão de título e em clássico, deu dribles desconcertantes e assistências magistrais. O resultado é que Neymar acabou com a desconfiança que o cercava, conquistou torcedores e imprensa e já é ídolo na Catalunha.

Prova do prestígio do brasileiro foi dada na última sexta-feira, quando Xavi rasgou elogios ao craque ao fazer um balanço desse início de trajetória do atacante no Barcelona. “Neymar tem um jogo individual letal e magnífico. A cada partida é mais importante para a equipe. É um jogador extraordinário”, disse.

Ser elogiado por Xavi tem um peso maior do que ser aplaudido pelo técnico Tata Martino. Isso porque enquanto o treinador acabou de chegar ao clube, o meia está no Barça desde 1991. Respeitadíssimo, é o líder da geração mais vitoriosa da história do clube, campeã de tudo. E para Xavi, Neymar ainda vai dar muitas alegrias aos amantes do bom futebol. “Ele é jovem, tem margem para crescer e tenho certeza de que vai melhorar ainda mais”, avaliou.

O que mais chamou atenção foi a rapidez com que Neymar se adaptou à Europa. A expectativa era que a mudança de clube e país abatesse o jogador, que poderia demorar para apresentar com a camisa do Barça o repertório que exibiu pelo Santos. Mas não foi isso que aconteceu. Com a ajuda do amigo Daniel Alves, que está na Espanha há dez anos, ele logo entendeu o “jeito de ser” do Barcelona.

“Fiquei dez dias com o Neymar na Espanha e nem parece que ele está lá há tão pouco tempo. A impressão que passa é que mora em Barcelona há muitos anos. Ele já está falando espanhol fluente e sua casa é frequentada por jogadores brasileiros e espanhóis”, conta o empresário Wagner Ribeiro.

Depois de uma estreia tímida, na qual jogou apenas 15 minutos, ele já mostrou mais desenvoltura na partida seguinte, quando atuou 45 minutos na acachapante goleada por 8 a 0 sobre o Santos. Mas foi na turnê que o Barcelona fez pela Ásia que o craque mostrou as suas credenciais. Marcou dois gols contra Tailândia e Malásia e liderou a equipe com “gotas de magia”, como descreveu o jornal Mundo Deportivo.

O melhor, no entanto, ainda estava por vir. De volta à Espanha, na decisão da Supercopa diante do Atlético de Madrid, Neymar fez o gol que garantiu o empate por 1 a 1. O craque, então, virou “Neymarazo” para o diário Sport. Aquele gol ganhou importância maior na semana seguinte porque, com o empate por 0 a 0, no Camp Nou, o Barça só foi campeão graças ao tento marcado fora de casa. Era o primeiro título de Neymar no clube e a primeira taça do Barcelona dada por Neymar.

Com o craque, a decepção pela eliminação para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões da temporada passada ficou para trás e os torcedores começaram a vislumbrar dias melhores. O protagonismo da equipe continuava com Messi, mas Neymar era capaz de mudar o ritmo de jogo com arrancadas e jogadas imprevisíveis. Um a um, todos os companheiros passaram a elogiar o craque e a defendê-lo das críticas de que cavava faltas em excesso.

Voluntarioso, ele dosava na medida certa lances individuais e jogadas coletivas. Não à toa encantava até mesmo os torcedores de Madri, eternos rivais dos catalães. Neymar era notícia exclusivamente por aquilo que fazia dentro de campo. Na Espanha, o craque passou a evitar exposições em público e deixou de ser o jogador midiático dos tempos de Santos. Até mesmo o uso de redes sociais foi controlado e as postagens de maior repercussão foram aquelas em que declarou o seu amor pela namorada Bruna Marquezine.

Contra o Valladolid, no dia 5 de outubro, com Messi machucado, ele fez a sua melhor partida pelo Barcelona. Atuando como “falso 9”, teve uma atuação estupenda. Não só pelo gol que marcou aos 25 minutos do segundo tempo, mas principalmente pelos dribles e passes que distribuiu aos companheiros.

A cada partida, Neymar se sentia mais à vontade. Em plena sintonia com os companheiros, passou a jogar com mais liberdade e coragem. Para se consagrar de forma definitiva, faltava apenas uma grande atuação contra o arquirrival Real Madrid. E ela veio no último dia 26. O craque foi melhor jogador do Superclássico ao fazer um gol e dar a assistência para o chileno Alexis Sanchez fazer outro de cobertura.

A atuação de gala contra o Real emitiu o sinal de alerta aos adversários. Além de Messi, o Barça contava com Neymar. A pergunta que todos faziam era: como marcar dois gênios? Após o brasileiro decidir o clássico com o Espanyol com uma tacada de mestre (fez um cruzamento em que a bola passou entre as pernas de dois zagueiros e achou Sanchez para garantir a vitória), o técnico rival Javier Aguirre nada pôde fazer além de dizer que se sentia privilegiado de enfrentar um craque do quilate de Neymar. “É um prazer jogar com pessoas desse nível.” E, assim, Neymar continua a aumentar a sua lista de fãs confessos.

OPINIÃO

José Luis Artús, repórter do jornal Mundo Deportivo, da Espanha

Neymar é hoje um dos jogadores mais importantes do Barcelona. Ele teve de assumir algumas responsabilidades na equipe especialmente quando Messi se machucou e foi muito bem. Seu entrosamento com os demais jogadores também foi muito bom e isso fez com que o seu entendimento com Messi fosse perfeito.

Por causa da sua juventude, ninguém esperava que ele se encaixasse no time de maneira tão rápida. Ele demonstrou grande maturidade e capacidade de resistir à pressão enorme que é jogar no Barcelona, já que não é fácil para um menino de sua idade, custando o dinheiro que custou, ir para um clube que estava ganhando tudo e corresponder da maneira que ele correspondeu.

Neymar conseguiu corrigir um dos poucos problemas que o Barcelona teve nos últimos anos: o lado esquerdo do ataque. Jogadores como Eto'o, Ibrahimovic e David Villa, que são atacantes centrais, tiveram de jogar improvisados nessa posição. Isso acabou reduzindo o desempenho desses jogadores. Neymar, no entanto, se encaixou como uma luva no time. É perfeito no um contra um e também sabe buscar as jogadas pelo centro em parceria com Messi.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bahia 0 x 0 Atlético-MG - Raio-X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Neymar relembra Ronaldinho com sequência de chapéus no Barça

Neymar dá chapéu usando a coxa

Neymar voltou a mostrar um pouco de sua habilidade na vitória do Barcelona sobre o Betis. Em um momento da partida, o brasileiro lembrou uma jogada que Ronaldinho Gaúcho fez com a camisa catalã.

Ao receber a bola na lateral do gramado, o jogador deu um chapéu no adversário e até conseguiu dar o segundo, mas foi derrubado pelos adversários.

Quando jogava pelo Barcelona, Ronaldinho fez uma jogada semelhante contra o Athletic de Bilbao. No entanto, o meia, hoje no Atlético-MG, não foi derrubado e deu três chapéus em um adversário.

Na partida, Neymar fez o primeiro gol da goleada do Barcelona por 4 a 1 contra o Betis. O resultado fez com que o time catalão aumentasse a vantagem para os rivais. O jogo ainda ficou marcado por nova lesão muscular de Messi.


Fonte: Raphael Ramos/O Estado de S.Paulo e UOL

Fotos: Reprodução