Postado por - Newton Duarte

1000 gols: mais UM Bahia!

Jogadores do Bahia estão ansiosos para marcar o milésimo gol no Brasileirão

Atletas querem marcar história no Tricolor e já começaram a projetar o que farão no jogo contra o Inter

O CORREIO abriu contagem regressiva no dia 25 de agosto. Antes da partida contra o Náutico, restavam 10 gols para o Bahia alcançar a marca histórica: 1.000 gols na Série A do Campeonato Brasileiro.

Foram dois contra o lanterna da competição e, de lá para cá, outros sete gols no Brasileirão. Por isso, a partir das 21h de amanhã, quando a equipe de Cristóvão Borges encara o Internacional, na Fonte Nova, o tricolor terá a primeira oportunidade de chegar ao milésimo. E justamente contra o colorado, clube que o Bahia superou para conquistar o título do Brasileiro de 1988.

Quinze clubes já conseguiram atingir a marca na elite do futebol nacional. Os líderes do ranking são Santos (1.865) e São Paulo (1.861). Os 999 gols do Bahia foram feitos em 885 partidas - 299 vitórias, 282 empates e 304 derrotas.

Vale lembrar que o clube ficou de fora da disputa 13 vezes. Além dos sete anos fora da primeira divisão entre os anos de 2004 e 2010, o time também não participou em 1964, 1965, 1966, 1967, 1998 e 1999.

A chance de ficar marcado na história do clube e completar o trabalho que Alencar começou na Taça Brasil de 1959 é atrativo suficiente. Candidato ao gol 1.000 é o que não falta.

A possibilidade mais óbvia é Fernandão, artilheiro do time com 8 gols. De fora da última rodada por causa de suspensão, o camisa 20 está de volta. “Primeiro tem que estar tranquilo pra ajudar o Bahia. Depois, se aparecer oportunidade, além de fazer, entrar para a história do Bahia com o milésimo gol”.

De frente para o gol, chuta ou toca artilheiro? “Sou atacante, vivo disso. Minha primeira opção é chutar no gol”.

Quem também tem direito de entrar nessa briga é William Barbio, autor do gol 999, o segundo do empate em 2x2 com o Coritiba. “Acho que a gente precisa da vitória. Mas se eu puder fazer o gol, vai ser muito importante pra minha carreira”, diz, deixando claro, entretanto que os centroavantes são os maiores responsáveis por colocar o 1000 na rede.

Se quem fez o gol 999 pode sonhar, então, o autor do 998 também tem direito. “Venho fazendo gols, dando passes. Se sair, vou ficar muito feliz”, diz Wallyson. O gol é tão importante que até quem não é do ramo belisca a oportunidade. “Ficaria muito honrado em poder entrar na história do Bahia”, se interessa Titi. O gol sai nesse Brasileiro. Resta saber se contra Inter, Botafogo, Vasco...


Fonte e imagens: Miro Palma – Correio*