Postado por - Newton Duarte

171: Com número emblemático, clubes fazem a festa dos empresários em 2016

Principais clubes do Brasil contratam 171 atletas; atacante é a posição mais visada

Apesar da concorrência externa, como o voraz e emergente mercado chinês, os principais clubes brasileiros aproveitaram a janela de transferências neste início de ano para se reforçarem visando à temporada 2016. Tudo, é claro, dentro da realidade financeira de cada um – com a aprovação do Profut, ficou ainda mais importante respeitar o orçamento para que as equipes não sofram punições dentro e fora de campo. Com orçamentos ainda mais enxutos por causa da crise econômica, que deixou o Real desvalorizado frente ao dólar, dificultando muitas negociações, os dirigentes tiveram que buscar alternativas. E uma delas foi olhar com mais atenção para o mercado sul-americano para encontrar peças de qualidade a um preço mais baixo.

Se considerarmos os 20 clubes da Série A do Brasileirão e outros quatro da Série B – Bahia, Goiás, Náutico e Vasco –, foram feitas 171 contratações, uma média de sete jogadores por equipe. De volta à Primeira Divisão, o América-MG foi a que mais se reforçou. No total, 12 jogadores chegaram ao Coelho para compensar a saída de 17 nomes do elenco, entre eles algumas peças importantes, como os atacantes Marcelo Toscano, que se transferiu para o futebol coreano, e o jovem Richarlison, vendido ao Fluminense. Na sequência, com 11, vêm Chapecoense, Ponte Preta e Goiás. O Esmeraldino também promoveu uma grande reformulação após o rebaixamento, com destaque para a chegada do meia Daniel Carvalho, que após subir com o Botafogo tentará repetir o feito no time alviverde.

Logo atrás aparecem os três rivais pernambucanos – Náutico, Sport e Santa Cruz –, com 10 novidades cada em relação ao ano passado. Mesmo com a permanência de grande parte do elenco, o Flamengo fez nove contratações, assim como o Corinthians, que perdeu boa parte do time titular para o futebol chinês. Palmeiras e Cruzeiro, por sua vez, acertaram com oito atletas, enquanto Atlético-PR e Figueirense se reforçaram com sete. Bahia, Botafogo, Coritiba e Vitória iniciam a temporada com seis caras novas. No Fluminense, cinco jogadores foram apresentados. Mais comedidos, Grêmio, Internacional e São Paulo fizeram quatro contratações. Por sua vez, Atlético-MG, que manteve a base após o bom desempenho em 2015, fez três aquisições pontuais – o Galo, assim como o Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo e o Grêmio também irá disputar a Libertadores este ano. Os clubes que menos se mexeram foram Santos e Vasco, com apenas dois nomes anunciados até agora.

Atacante é a posição mais procurada

Como o gol é o principal objetivo numa partida de futebol, não é de se estranhar que os atacantes tenham sido a posição mais procurada pelos clubes. Foram 42 contratações para o setor, o que representa 24,5% do total. Mesmo assim, a preocupação dos times com o sistema defensivo continua alta. Prova disso é que 34 volantes (19,9%) e 26 zagueiros (15,2%) esquentaram o vai e vem. Por sinal, o número de defensores foi o mesmo de laterais (26), posição que exige do jogador atacar e defender. Na tentativa de facilitar o trabalho dos atacantes, 15 das 24 equipes analisadas investiram em 29 meias (17%), que têm como função armar as jogadas.

Embora sejam considerados jogadores polivalentes e versáteis, apenas seis meias-atacantes (3,5%) reforçaram as equipes. Tal quantidade foi menor inclusive que os oito goleiros contratados (4,7%). Lembrando que o levantamento tem como base as negociações fechadas até as 22h do dia 3 de fevereiro de 2016. Alguns atletas podem ser anunciados em breve - ou mesmo já foram anunciados na "janela" entre o fim da apuração e a publicação desta matéria.

Confira as contratações dos principais clubes do Brasil por posição

A julgar pelos números, a grande maioria dos clubes está satisfeita com o rendimento dos seus goleiros. Apenas oito dos 24 times que participaram do levantamento contrataram para a posição – e um por equipe. Destaque para Muralha, que após se destacar no último Brasileirão pelo Figueirense, chegou no Flamengo para disputar a vaga de titular com Paulo Victor.

Responsáveis por muitos lances que resultam em gol, os laterais também foram bem requisitados: 26 jogadores contratados para o setor, que requer bom preparo físico e habilidade para atacar e defender. O clube que mais trouxe nomes para essa posição foi o Flamengo (três). Um deles é Rodinei, que estava na Ponte. Para o seu lugar, a Macaca acertou com Nino Paraíba. No Vasco, o destaque é Yago Pikachu, contratado após chamar a atenção atuando pelo Paysandu na Série B. Ex-atletas do Cruzeiro, Mena e Ceará agora vão defender São Paulo e Coritiba, respectivamente. O Goiás, por sua vez, confia no entrosamento da dupla Sueliton e Juninho, que jogou junta no Figueirense.

Time que almeja conquistar títulos na temporada tem que fazer gols, mas também não pode tomar. Pensando nisso, os clubes também investiram na contratação de zagueiros. Foram 26 no total, sendo três só no América-MG. Com a venda de Jemerson para o Monaco, da França, o Atlético-MG aposta no equatoriano Erazo. No São Paulo, Lugano volta para ser o xerife da zaga e líder da equipe após a aposentadoria do goleiro Rogério Ceni. Mesmo tendo fechado com dois nomes para a posição (Juan e Antônio Carlos), o Flamengo ainda busca um defensor experiente para acabar com as constantes falhas da defesa que acontecem desde o ano passado, sobretudo nas bolas aéreas.

No futebol moderno, um bom sistema de marcação já começa com os homens de frente cercando e pressionando o adversário no campo de ataque. Mesmo assim, é importante os clubes terem volantes que saibam marcar e desarmar o lance antes que a bola chegue na defesa, de preferência sem falta. Se souberem sair jogando com bom passe e visão de jogo, melhor ainda. Não à toa, foi a segunda posição com maior número de jogadores contratados (34). Após perder Fernando Bob, um dos destaques da equipe em 2015, a Ponte adquiriu quatro atletas para a posição. Além da Macaca, outros 11 clubes acertaram a contratação de pelo menos dois volantes.

Para chegar nos atacantes com frequência, é preciso que a bola passe por meias de qualidade, que tenham visão de jogo e saibam desmantelar um sistema defensivo com passes precisos. Pensando nisso, 15 das 24 equipes analisadas contrataram 29 jogadores que, em tese, têm essas características. Ambos ex-Sport, Diego Souza e Régis foram adquiridos por Fluminense e Palmeiras, respectivamente. No Botafogo, a esperança está depositada na dupla formada pelo boliviano Damian Lizio e pelo argentino Gervazio Nuñez. Outros clubes como Cruzeiro (Sanchez Miño), Atlético-MG (Cazares), Flamengo (Mancuello) e o próprio Sport (Mark Gonzalez e Reinaldo Lenis) também resolveram investir em estrangeiros para esta posição.

Encontrar um jogador versátil que saiba armar jogadas e ainda chegue na frente para finalizar não é fácil. Além dos principais nomes estarem empregados, o assédio do exterior e o alto preço desses atletas para o mercado nacional dificultam uma eventual negociação. Assim, apenas seis jogadores da função foram adquiridos, e por cinco dos 24 times analisados. Clube que mais sofreu com as investidas dos chineses, o Corinthians tentou compensar a perda de Renato Augusto e Jadson, considerados os melhores jogadores do último Brasileirão, com as chegadas de Guilherme e Marlone. O Cruzeiro, por sua vez, trouxe o argentino Pisano após a saída de Marquinhos para o Internacional.

Com 42 contratações, a posição de atacante foi a mais visada pelos clubes neste início de temporada. Dos 24 clubes analisados, apenas Internacional, Botafogo, Flamengo e Vasco não fecharam com nenhum jogador para a frente. Com quatro aquisições, Chapecoense, Ponte Preta e Santa Cruz foram os que mais investiram. Na sequência aparece o Bahia, que anunciou três nomes, sendo um deles Hernane Brocador. O Cruzeiro, por sua vez, aposta nos jovens Douglas Coutinho e Rafael Silva, e o São Paulo deposita suas fichas no argentino Calleri e em Kieza. Um fato que chama a atenção é o fato de os dois atacantes contratados pelo Santos serem as únicas novidades do Peixe até o momento. O Grêmio, que vinha procurando um finalizador para a disputa da Libertadores surpreendeu ao dar um "chapéu" no arquirrival Internacional e anunciar Henrique Almeida, que vinha negociando com o Colorado.