Postado por - Newton Duarte

5 substituições por jogo e Cartão Branco: Platini sugere mudanças no futebol

Platini sugere adoção de "cartão branco" e cinco substituições por jogo

Presidente da UEFA sugeriu as mudanças em um livro, que foi publicado hoje

O presidente da Uefa, Michel Platini.

O presidente da UEFA, Michel Platini, apresentou novas sugestões de como alterar e melhorar o futebol. No livro “Falemos de Futebol”, publicado nessa quinta-feira, na França, o ex-jogador da Juventus propôs a criação de um cartão branco e do aumento para cinco substituições por jogo.

“A mania de contestar as decisões do árbitro tem se tornado uma verdadeira epidemia. O cartão branco seria uma expulsão temporária, por dez minutos, para o jogador que reclame com muita veemência. Isso não tem nada a ver com os cartões amarelo e vermelho, que se destinam às faltas que ocorrem durante o jogo”, afirmou Platini, que também defendeu a possibilidade dos clubes fazerem mais duas substituições extras durante o intervalo.

“Os times poderiam mexer duas vezes durante o intervalo, mantendo a possibilidade de três outras alterações com a bola rolando. Dessa forma, o jogo não sofreria tanta desvantagem com as interrupções. Os clubes têm elencos grandes, isso pode ser benéfico a todos”, escreveu o francês.

O cartola também tem interesse em mudar o International Board, órgão que cuida das leis do esporte. Para ele, a composição dele deveria ser formada por ex-jogadores e técnicos famosos, como se fosse uma academia.

Outras regras também poderiam ser alteradas, segundo Platini. Ele quer que os árbitros de linha de fundo tenham o direito de entrar em campo em ocasiões necessárias, além, é claro, de retirar o limite de idade dos profissionais de arbitragem. Quer evitar, também, que um jogador sofra uma penalização tripla no caso de pênalti(Com expulsão e suspensão).