Postado por - Newton Duarte

500 Milhas de Indianápolis: Castro Neves perde o tetra na última volta

Hunter-Reay vence 500 Milhas de Indianápolis

Ryan Hunter-Reay com o tradicional leite da vitória

A 98ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, disputada neste domingo no Indianapolis Motor Speedway, foi vencida pelo piloto da equipe Andretti, Ryan Hunter-Reay.

O segundo lugar ficou com Helio Castroneves, seguido pelo também piloto da Andretti, Marco Andretti em terceiro.

Prejudicado por um erro da equipe Ganassi, que deixou o combustível de seu carro acabar, Tony Kanaan terminou no 26º posto.

A corrida

Logo na largada, James Hinchcliffe, segundo do grid, saltou na frente e roubou a liderança de Ed Carpenter, o pole-position da prova, seguido por Will Power em terceiro e Helio Castroneves em quarto. Tony Kanaan, que largou da 16ª posição, fez boa largada e saltou para a 14ª posição.

Nove voltas mais tarde, Carpenter grudou no vácuo de Hinchcliffe e reassumiu a ponta. Enquanto isso, Kanaan continuava sua escalada e superava Justin Wilson, Juan Pablo Montoya e subia para 12º.

A partir da 30ª volta, os pilotos começaram a fazer seus pit-stops e depois que todos os pilotos fizeram as paradas para reabastecimento e troca de pneus, Tony conseguiu saltar para a nona posição. Mais à frente, Will Power, que voltou dos pits na segunda posição, colocou por dentro e tomou a ponta de Hinchcliffe.

Mais atrás, Sage Karam, que fazia sua estreia nas 500 Milhas, fez uma bela ultrapassagem por fora sobre o russo Mikhail Aleshin e assumia a 18ª posição.

Enquanto Power seguia na liderança, quem fazia uma boa corrida de recuperação era Towsend Bell, que de 25º do grid de largada, na 49ª volta já era décimo colocado, logo atrás de Kanaan.

Pouco depois, na 58ª volta, Marco Andretti colocou a faca entre os dentes e ultrapassou Ed Carpenter, Will Power e assumiu a liderança da prova. Quem aproveitou o momento foi Helinho, que ultrapassou Carpenter e subiu para terceiro.

Na volta 66, Tony Kanaan entrou para fazer seu segundo pit-stop e depois de ter o carro reabastecido e os pneus trocados, seu motor não ligou e o brasileiro ficou muito tempo parado no pit da Ganassi, dando adeus às suas esperanças de vencer.

Enquanto os mecânicos da Ganassi tentavam reparar o carro de Tony, Helio Castroneves assumia a liderança da corrida, com Marco Andretti em segundo e Ed Carpenter em terceiro.

Com 90 voltas completadas, Ryan Hunter-Reay, 19º do grid de largada, fazia uma boa corrida de recuperação e já era o terceiro colocado, logo atrás de Juan Pablo Montoya, que, dez voltas depois, precisou parar para reabastecer e deu de presente a liderança para Hunter-Reay.

Com 100 das 200 voltas previstas percorridas, Ryan Hunter-Reay era o líder, seguido por Helio Castroneves em segundo e Marco Andretti em terceiro. Oito voltas mais tarde, Helio grudou no vácuo de Hunter-Reay e assumiu a liderança.

Pouco depois, na volta 119, Hunter-Reay aproveita que os líderes estão se aproximando de um grupo grande de retardatários e toma a ponta de Helinho, na tentativa de usar o vácuo dos carros mais lentos para abrir vantagem sobre o piloto da Penske.

Na volta 137, Marco Andretti, decidido a retomar a ponta, colou ultrapassou Helinho, Hunter-Reay e pulou para a liderança.

Na volta 150, Charlie Kimball rodou na pista, foi parar na grama e causou a primeira bandeira da prova.

Na relargada, dada na volta 157, Hunter-Reay e Ed Carpenter protagonizaram uma verdadeira batalha na pista, se revezando na liderança a cada volta. Um pouco maia atrás, Helio Castroneves, então quinto colocado, assistia a tudo e tentava recuperar as posições perdidas no pit-stop.

Enquanto isso, Towsend Bell, 25º do grid, continuava sua recuperação e tomava a sexta posição de James Hinchcliffe.

Na volta 168, Scott Dixon perdeu a traseira de seu carro na saída da curva 4 e bateu forte no muro, causando a segunda bandeira amarela da corrida. O acidente do neozelandês deu de presente a quarta posição para Helinho.

Na relargada, dada faltando 25 voltas para o final, Ed Carpenter e James Hinchicliffe se tocaram, bateram no muro e causaram a terceira bandeira amarela da corrida. Quem se deu bem com o acidente foi Helio Castroneves, que saltou de quinto para terceiro.

Em mais uma relargada, esta dada faltando 20 voltas barra o final, Hunter-Reay acelerou forte e manteve a liderança, seguido por Marco Andretti, Towsend Bell e Helinho, que logo depois aproveitou o vácuo e passou o piloto da KV Racing e assumiu a terceira posição.

Uma volta mais tarde, Helinho colou em Marco Andretti, Ryan Hunter-Reay, voltou para a ponta da prova, mas foi superado pouco depois por Hunter-Reay e caiu para segundo.

A nove voltas para a bandeirada quadriculada, um acidente com Towsend Bell deixou a traseira de seu carro escapar e bateu forte no muro, causando a bandeira vermelha, o que interrompeu a corrida e levou os pilotos para os pits.

Depois de alguns minutos parados nos pits, os carros voltaram à pista e a relargada foi autorizada faltando seis voltas para o final.

Logo na saída, Hunter-Reay acelerou forte e manteve a liderança, seguido de perto por Helinho e Marco Andretti. Pouco depois, o brasileiro jogou por dentro e tomou a ponta de Hunter-Reay. O que se viu a seguir foi uma briga intensa pela ponta, com Helinho e Hunter-Reay se revezando na ponta.

Faltando uma volta para o final, Hunter-Reay tomou a ponta de Helinho e cruzou a linha de chegada na primeira posição, para vencer a 98ª edição das 500 Milhas de Indianápolis.

Ryan Hunter-Reay venceu disputa com Castroneves por pequena diferença em Indianápolis

Confira o resultado da prova:

1º) Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport

2º) Helio Castroneves - Penske

3º) Marco Andretti - Andretti Autosport

4º) Carlos Muñoz - Andretti Autosport

5º) Juan Pablo Montoya - Penske

6º) Kurt Busch - Andretti Autosport

7º) Sebastien Bourdais - KV Racing

8º) Will Power - Penske

9º) Sage Karam - Kingdom Racing

10º) JR Hildebrand - Ed Carpenter Racing

11º) Oriol Servià - Rahal Letterman Lanigan Racing

12º) Simon Pagenaud - Schmidt Peterson Hamilton Motorsports

13º) Alex Tagliani - Sarah Fisher Hartman Racing

14º) Jacques Villeneuve - Schmidt Peterson

15º) Sebastian Saavedra - KV Racing

16º) James Davison - KV Racing

17º) Carlos Huertas - Dale Coyne Racing

18º) Ryan Briscoe - Chip Ganassi

19º) Takuma Sato - AJ Foyt Racing

20º) Jack Hawksworth - Bryan Herta Autosport

21º) Mikhail Aleshin - Schmidt Peterson

22º) Justin Wilson - Dale Coyne Racing

23º) Martin  Plowman - AJ Foyt Racing

24º) Pippa Mann - Dale Coyne Racing

25º) Townsend Bell - KV Racing

26º) Tony Kanaan - Chip Ganassi

27º) Ed Carpenter - Ed Carpenter Racing

28º) James Hinchcliffe - Andretti Autosport

29º) Scott Dixon - Chip Ganassi

30º) Josef Newgarden - Sarah Fisher Hartman Racing

31º) Charlie Kimball - Chip Ganassi

32º) Buddy Lazier - Lazier Partners Racing

33º) Graham Rahal - Rahal Letterman Lanigan Racing


Fonte: Band/UOL

Foto: Chris Graythen/AFP