Postado por - Newton Duarte

'A categoria de base é uma mentira'

‘A categoria de base é uma mentira’

São poucos os clubes no Brasil que possuem uma metodologia aplicada, coordenadores atuantes (e capacitados) e treinadores aptos para atuar nas diversas faixas etárias

Caros leitores, tudo bem?

É um prazer escrever novamente sobre as categorias de base e suas nuances no Brasil. Apesar do título deste breve manuscrito ser intenso e forte, não foi criado por nós. Estamos aqui apenas reproduzindo o que ouvimos de um técnico de renome no cenário nacional quando questionado sobre o assunto.

Contextualizando o leitor, o que nos motivou para a escrita de um novo artigo acerca da temática foi a nossa participação em outro evento de capacitação e reciclagem no futebol, desta vez o "III Congresso Brasileiro de Ciências de Futebol", realizado em São Paulo, no estádio do Canindé. Diga-se de passagem, um evento de alto nível, com palestrantes de elevado gabarito.

Entre os diversos assuntos abordados dentro da seara futebolística, os quesitos técnicos e táticos fizeram-se presentes, como não poderia deixar de ser. Ao término de uma das palestras sobre tática (mais especificamente sobre sistemas defensivos), nosso protagonista foi indagado com uma pergunta até certo ponto "despretensiosa":

"Como o sistema defensivo deve ser trabalhado nas categorias de base"? Para aqueles (como nós!) que esperavam uma resposta contendo as considerações sobre a utilização de dois ou três zagueiros, sobre a formação ou não de linhas de quatro, a réplica foi arrebatadora:

"A categoria de base é uma mentira no Brasil". A partir desta frase impactante, o palestrante ponderou seus argumentos no intuito de embasá-la. Em suma, ressaltou que na grande maioria dos clubes pelos quais passou, não existe uma metodologia, ou seja, uma filosofia de trabalho sistematizada. Assim, cada treinador que assume o comando (seja no sub-15, sub-17 ou sub-20), aplica a metodologia que melhor lhe parece, em busca primordialmente de títulos e não da formação (já que a conquista de títulos é o que vai sustentar seu emprego). Para isso, busca novos jogadores (em sua maioria atletas maturados e muito fortes) dispensando aqueles que já faziam parte do elenco.