Postado por - Newton Duarte

A Copa Libertadores e seus regulamentos confusos

Regulamentos omissos sobre Libertadores: é só incompetência de CBF e AFA?

Cenários descritos no regulamento do Brasileirão: nenhum prevê Copa do Brasil com mesmo campeão

A rivalidade entre Brasil e Argentina vai bem além das quatro linhas. Neste momento, as duas federações parecem envolvidas em uma disputa para saber quem é mais desorganizada e incompetente na hora de redigir seus regulamentos. Em relação às vagas para a Copa Libertadores de 2015, a confusão está estabelecida por causa da omissão de CBF e AFA.

No Brasil, a princípio, tudo funcionaria como nos outros anos. Se o campeão da Copa do Brasil garantisse seu lugar no torneio através do Campeonato Brasileiro, uma vaga a mais se abriria na competição de pontos corridos. Matéria publicada pelo UOL nesta segunda-feira, porém, afirma que a CBF divulgará uma resolução atribuindo ao vice da Copa do Brasil o direito de jogar a Libertadores caso o mesmo time conquiste as duas competições.

Em 2003, quando o Cruzeiro venceu copa e campeonato, abriu-se vaga para o quinto colocado, o Coritiba, e não para o Flamengo, vice da Copa do Brasil. Nada impede que a regra seja modificada, desde que se faça com o devido anúncio e de forma antecipada. Fazê-lo a poucas rodadas do fim do campeonato, caso se confirme a informação do UOL, é uma aberração.

O regulamento do Brasileirão deveria ser claro o suficiente para cobrir todos os cenários, mas não é o caso. O documento prevê apenas as circunstâncias em que o Brasil tem ou não os campeões da Libertadores e da Sul-Americana, mas não diz o que deve ocorrer caso o campeão da Copa do Brasil se classifique também através do campeonato. A única certeza vem, ou vinha, pelo modelo adotado em anos anteriores, nunca com vaga para o finalista derrotado na copa.

Além disso, por que a vaga ao vice da Copa do Brasil se abriria apenas se o campeão for o mesmo, mas não se o campeão do torneio eliminatório terminar entre os quatro primeiros do Brasileiro? Se há uma linha cruzada, a CBF precisa se manifestar o mais rápido possível para não provocar uma confusão ainda maior.

Cenários descritos no regulamento do Brasileirão: nenhum prevê Copa do Brasil com mesmo campeão

Cenários descritos no regulamento do Brasileirão: nenhum prevê Copa do Brasil com mesmo campeão

Na Argentina, também há dúvidas pela falta de clareza dos regulamentos. O que se sabe é que o San Lorenzo, atual campeão, e o River Plate, vencedor do Torneio Final de 2014, estão garantidos. As outras vagas na fase de grupos são do melhor time da temporada 2013-14 e do vencedor do Torneio de Transição, disputado no segundo semestre. Para a primeira fase vão o vencedor da Copa Argentina e o melhor argentino na Copa Sul-Americana.

Como o River já está garantido, o Boca Juniors, adversário na semifinal da Sul-Americana, já garantiu pelo menos esta última vaga. No entanto, o Boca ainda pode conquistar uma vaga "maior", direto nos grupos, pois se igualou em pontos ao Vélez Sarsfield com a melhor pontuação geral da última temporada. Se for preciso, eles disputarão um jogo-desempate. No entanto, se o River ganhar o Torneio de Transição, tal confronto será desnecessário, pois Vélez e Boca iriam diretamente aos grupos.

Neste último cenário, há dúvidas sobre quem ficaria com a última vaga. O Estudiantes, eliminado nas quartas da Sul-Americana, ou o Lanús, terceiro na classificação geral da temporada 2013-14? A lógica aponta para o Estudiantes, pois o Boca não teria usado a vaga destinada ao torneio internacional. Mas o Lanús alega que a vaga já está ocupada, e quer disputar um jogo extra contra o Estudiantes, com quem terminou empatado em pontos na tabela geral.

Quando o que está escrito não basta para decidir, entra a política e o jogo de influências.

Talvez seja o que preferem. Aqui e nos nossos vizinhos.