Postado por - Newton Duarte

À espera de Lucas Fonseca, Doriva faz mistério, não revela time e elogia Keno

Zagueiro do Bahia passará por avaliação médica para saber se terá condições de jogo. Técnico afirma que tem time na cabeça, mas só confirmará perto da partida

A dois dias do jogo decisivo contra o Santa Cruz, pelas semifinais da Copa do Nordeste, o técnico Doriva fez mistério e não revelou o time titular que pretende levar a campo. Para a partida, o treinador não sabe ainda se poderá contar o zagueiro Lucas Fonseca, que sofreu um trauma na cabeça no último jogo, nem o lateral-esquerdo João Paulo Gomes, que sentiu dores na parte anterior da coxa esquerda. Os dois passarão por uma reavaliçãoque determinará se terão ou não condição de atuar.

Certo mesmo é que Doriva não terá no jogo o lateral-direito Hayner, que está suspenso, mas volta a ter à disposição o volante Paulo Roberto, que cumpriu suspensão no duelo de ida contra o Santa. O treinador falou das opções que tem para montar o time no próximo domingo.

- Na minha cabeça já está definido, porém não vou externar. A gente ganhou opções. Lógico, na lateral direita a gente perdeu o Hayner, que vem jogando. Mas eu acredito que o Tinga pode ser uma opção porque ele já está treinando normalmente. A gente tem essa opção, tem o menino Marlon, que jogou recentemente contra o Santa Cruz. É uma opção. A verdade é que a gente vai colocar uma equipe competitiva porque sabe da dificuldade do jogo, sabe da importância do jogo e nós queremos muito dar esse passo para a final.

Sobre Lucas Fonseca, a previsão é que o zagueiro passe pela avaliação de um neurologista ainda nesta sexta-feira. Doriva afirma que está disposto a esperar pela recuperação do zagueiro até antes da partida. 

- Sim [vai esperar], se ele tiver a possibilidade. Não tenho essa autonomia, nem conhecimento para falar que vou utilizar o atleta. A gente primeiro precisa desse aval médico, mas, se precisar esperar até o momento do jogo, esperamos. Normalmente, nesses treinamentos pré-jogo, como a gente vem jogando tanto, não fazem tanta diferença. A gente não exige tanto do atleta e com uma conversa resolvemos muitos problemas. Se tiver essa possibilidade, a gente vai esperar. Por enquanto, a gente não tem esse aval e vai esperar até antes do jogo.

KENO

Um dos tópicos da entrevista coletiva do técnico Doriva desta sexta foi o atacante do Santa, Keno. Destaque do time pernambucano no primeiro jogo diante do Bahia, o jogador foi elogiado pelo treinador tricolor. Doriva reforçou que todo o time precisa estar atento com Keno, mas também com outros atletas importantes do Santa Cruz, como o centroavante Grafite e o meia João Paulo.

- É um jogador que a gente tem que estar atento. É importante a gente ganhar os duelos individuais nesse jogo. É um jogo decisivo que a gente tem que diminuir bastante a margem de erro. O Keno é um jogador muito bom, foi meu atleta na Ponte [Preta]. É um jogador que quando está confiante realmente causa problema porque ele é rápido e habilidoso. Então, a gente tem que estar atento. Geralmente ele joga aberto e é o lateral que marca ele. Mas têm outros jogadores que têm que estar atentos para que ele não consiga conduzir a bola, porque o forte dele é quando ele consegue conduzir a bola, traz para cima da defesa. Ele em alta velocidade e o defensor parado é difícil de marcar. Então, a gente tem que ter precauções sim. Não só com ele, mas com outros jogadores. Tem o Grafite, o próprio João Paulo, que é um jogador lúcido. E o Santa Cruz, de um modo geral. Acho que mostrou evolução, é uma equipe forte, que a gente tem que estar atento porque queremos muito passar para esse final e disputar esse título. Então, é um jogo que a gente tem que errar o mínimo possível.

A partida contra o Santa Cruz está marcada para as 16h deste domingo. O Bahia se classifica com empates por 0 a 0 ou 1 a 1. Um novo 2 a 2 leva a decisão para as penalidades. De 3 a 3 em diante, passa o Santa. Vitória simples classifica qualquer um dos times.