Postado por - Newton Duarte

A 'maldição' da lateral-direita

Versátil, Fabrício Lusa pode espantar "maldição" da lateral-direita

Volante de origem, atleta revelou que estranhou atuar pela posição inicialmente, mas já está pronto para atuar 90 minutos na ala direita

O torcedor do Bahia anda na bronca com os laterais-direitos do clube. O primeiro foi Neto, que caiu de rendimento e virou alvo de constantes críticas vindas das arquibancadas. O jogador foi sacado do time titular e deu lugar a Madson. Com pouca ousadia, o garoto logo passou a ser apontado como um destaque negativo do Tricolor nas partidas. Foi a vez do colombiano Angulo assumir a temida posição.

O atleta até que conseguiu atuar bem defensivamente, mas esbarrou nas dificuldades que encontrou para ajudar a armar jogadas ofensivas pelos cantos e acumulou um grande número de cruzamentos mal-sucedidos. A torcida não tolerou. Cristóvão também não.

Sem nenhum atleta da posição de origem para escalar, o técnico Cristóvão Borges se viu obrigado a ousar e lançou o volante Fabrício Lusa improvisado na posição. Deu certo. Apontado como "o melhor lateral-direito do Bahia" por grande parte da torcida, o atleta parece ser o nome mais indicado para atuar diante do Internacional, às 21h da próxima quinta-feira (19), na Arena Fonte Nova.

Misterioso, Cristóvão ainda não terá mais dois dias para testar diferentes formações e definir quem será o dono da posição. O nome do eleito, no entanto, só deverá ser conhecido momentos antes da partida contra o Inter, já que o treinador não tem permitido sequer a divulgação da lista de relacionados.

Tá pronto, Lusa? - Caso o técnico realmente opte por Lusa, ele garante que está pronto. "É um pouco diferente, um pouco estranho até, mas no treinamento, até por ver os próprios companheiros fazendo a função, a gente aprende um pouco e tem uma noção. Foi bem esquisito na primeira vez que atuei ali na lateral (no confronto diante do Criciúma), mas depois foi tranquilo, acho que assimilei", disse em entrevista ao Correio24Horas.

Lusa nunca entrou em campo com a missão de atuar pelos cantos. Nas duas oportunidades em que atuou como lateral, o volante entrou apenas na segunda etapa para exercer a função. A possibilidade de jogar os 90 minutos em uma posição que não é a sua, no entanto, não preocupa o jogador. "Estou pronto, sem problemas. Se Cristóvão quiser e optar por mim, posso jogar ali no canto. Faço isso tranquilamente", resumiu.

Cristóvão Borges tem dois dias para definir o time que entra em campo contra o Inter. O Bahia treina nesta terça-feira (17), às 15h, e na quarta, no mesmo horário. Atualmente, o Tricolor ocupa a 14ª posição na tabela, com 25 pontos somados, e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento.


Fonte: Fernanda Varela – IBahia

Foto: Robson Mendes – Correio*