Baianão 2016: "Teremos que repetir a fórmula do campeonato", afirma presidente da FBF
O Campeonato Baiano de 2016 deverá ter a mesma fórmula da última edição do torneio. Em entrevista ao Metro1, o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, declarou que a formatação do campeonato foi discutida entre os clubes e aprovada com unanimidade.
Entretanto, ele não descartou abrir um novo debate para discutir algumas mudanças consideradas necessárias para premiar a melhor campanha da competição. "Em sua totalidade, teremos que repetir a fórmula em 2016. Porém, tiveram dois aspectos que a Federação foi voto vencido na proposta que ela fez aos clubes: nós tínhamos colocados na proposta que, o clube que viesse a ser campeão, desde que não fosse integrante da série A ou B, ganharia vaga para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. Os clubes fizeram algumas propostas dizendo que eram muitas vagas para um clube só. E a Federação não coloca nada de forma ditatorial", afirmou Ednaldo.
O presidente da FBF afirmou a atual fórmula de disputa possui pontos que ainda precisam ser analisados novamente. "Essa fórmula não premia a melhor equipe e acho que isso é ruim já que a Federação sempre procura fazer uma competição premiando sempre a melhor campanha e os melhores colocados", declarou.
Ednaldo destacou que os clubes identificaram que a atual fórmula ainda precisa de um aperfeiçoamento para que o campeonato se torne mais "justo". "Para o próximo campeonato, faremos um pré-arbitral primeiro para pedir aos clubes o posicionamento para que exista uma união de todos, já que, para mudar, tem que ser depois que o regulamento estiver pronto e aprovado com unanimidade. Já identificamos que a maioria dos clubes verificaram que deram um 'passo em falso' e que a competição deve realmente premiar aquele que foi o melhor colocado", disse.