Postado por - Newton Duarte

A primeira vez de Neymar e Ronaldinho

A primeira vez de Neymar e Ronaldinho

A uma semana do início da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Emirados Árabes Unidos 2013, relembramos alguns momentos de destaque de edições passadas, como o surgimento de Verón, Ronaldinho Gaúcho e Fàbregas, o primeiro título de um anfitrião e uma goleada por 13 a 0.

Arábia Saudita se torna a primeira campeã árabe

Na terceira edição do torneio, em 1989, a organização, disciplina exemplar e plano de jogo definido dos sauditas foram decisivos para a primeira conquista do país no então Mundial Sub-16. Prova disso foi a campanha invicta e a vitória sobre a anfitriã Escócia na final.

Verón brilha e Argentina quase chega

Juan Sebastián Verón foi apontado como astro em ascensão da seleção Argentina na Itália 1991 — primeira edição do torneio com o limite de idade alterado de sub-16 para sub-17. Na oportunidade, o meia ajudou a Argentina a ficar com a terceira colocação, primeiro pódio do país na categoria.

Espanha registra goleada recorde

A partida com o maior número de gols da história da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA aconteceu na cidade egípcia de Ismaília, em 1997, quando a seleção espanhola aplicou um impiedoso 13 a 0 sobre a Nova Zelândia. A chuva de gols garantiu a Chuteira de Ouro a David, mas não iria muito além disso: os espanhóis perderiam a semifinal para Gana, vice-campeã daquela edição.

Ronaldinho Gaúcho surge para o mundo

A primeira vez em que o craque mostrou o seu potencial para o mundo foi justamente no ano do primeiro triunfo do Brasil na categoria: 1997. O gol inaugural do jovem talento veio em um pênalti diante da Áustria, logo na partida de estreia da fase de grupos, quando a Seleção venceu por 7 a 0. Ronaldinho terminou a competição com dois gols anotados e, já com a seleção principal, seria campeão da Copa do Mundo da FIFA 2002.

Cesc Fàbregas monopoliza prêmios individuais

O espanhol apresentou o seu cartão de visitas com um desempenho inspirador na Finlândia 2003. Com cinco gols marcados, Fàbregas se sagrou artilheiro e foi eleito melhor jogador da competição.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Neymar deixa a sua marca na Nigéria 2009

Na partida de estreia do Brasil, diante do Japão na cidade de Lagos, o atacante marcou o segundo gol brasileiro aos 22 minutos do segundo tempo. A Seleção venceu a partida por 3 a 2, mas empataria com o México e perderia para a Suíça pelo placar mínimo no Estádio Nacional de Abuja, sendo eliminada do Grupo B e dando adeus à competição. Apesar disso, Neymar brilhou e seguiu alegrando o mundo com a marca registrada do futebol-arte.

México é o primeiro anfitrião a ficar com o título

Em 2011, quando sediaram a última edição do torneio, os mexicanos ficaram com a taça pela segunda vez. Com a conquista, a seleção mexicana se tornou a primeira a faturar o título do Sub-17 na condição de anfitriã, tendo batido o Uruguai na final por 2 a 0 diante de 100 mil torcedores.


Fonte: FIFA.COM

Foto: Mowa Press