Postado por - Newton Duarte

A SETE passos do abismo

A sete passos do abismo: Bahia aposta últimas fichas para ficar na elite

Com 31 pontos ganhos, Tricolor precisa de cinco vitórias nos últimos sete jogos para permanecer na elite do futebol brasileiro. Chances de rebaixamento são de 76%

Sete rodadas para o alívio ou para o calvário. O Bahia chega à reta final do Campeonato Brasileiro, mais uma vez, lutando para não ser rebaixado, assim como aconteceu nos últimos três anos, desde que voltou a disputar a elite do futebol nacional, em 2011. Com 30 pontos ganhos, na penúltima colocação, a tarefa tricolor não é nada fácil: para alcançar os 45 pontos, considerado o número mágico pelos matemáticos para evitar o descenso, o time de Gilson Kleina precisa vencer cinco dos últimos sete jogos da competição. De acordo com projeção feita pelo matemático Tristão Garcia, o Bahia tem 76% de chances de cair para a Segunda Divisão.

Bahia precisa de cinco triunfos para evitar o rebaixamento (Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ EC Bahia)

O cenário não é nada animador. O retrospecto menos ainda. Se projetarmos a caminhada final do Bahia no Brasileirão com base nas partidas disputadas na primeira metade do campeonato, o torcedor tem motivos para ficar de cabelo em pé. Nos últimos sete jogos do primeiro turno, o Tricolor somou apenas oito pontos (uma vitória, uma derrota e cinco empates), o que o levaria, hoje, caso o desempenho fosse repetido, a 39 pontos. Mesmo que os matemáticos admitam a possibilidade de um clube escapar da degola com pontuação inferior a 45, é difícil imaginar a permanência na Série A com 39 pontos.

A reta final de Campeonato Brasileiro para o Bahia é um caminho tortuoso e cheio de espinhos. Dos sete últimos adversários, três estão na briga contra o rebaixamento: Palmeiras, Criciúma e Coritiba. Outros dois, Corinthians e Grêmio, estão na parte de cima da tabela e buscam uma vaga na Libertadores. Por fim, Atlético-PR e Goiás, embora não estejam garantidos matematicamente, correm risco mínimo de cair para a Série B.

O GloboEsporte.com lista, abaixo, a situação atual dos sete últimos adversários do Bahia no Campeonato Brasileiro, além de relembrar como foi o confronto pelo primeiro turno.

01

BAHIA X PALMEIRAS

O jogo contra o Verdão, válido pela 13ª rodada, marcou a estreia de Charles como técnico interino do Bahia no Campeonato Brasileiro, logo após a saída de Marquinhos Santos. Os paulistas saíram na frente com Henrique, mas o Tricolor empatou logo em seguida com Kieza. Quase três meses após o duelo realizado no primeiro turno, os dois times seguem na luta contra o rebaixamento, separados por cinco pontos. O Palmeiras, 14º colocado, com 36 pontos, tem 20% de chances de cair, segundo o matemático Tristão Garcia.

02

GOIÁS X BAHIA

Único dos sete adversários derrotados pelo Bahia, o Goiás navega em águas tranquilas na Série A. Com 41 pontos, ocupando a 9ª colocação, o Esmeraldino tem situação confortável demais para pensar em rebaixamento (tem oito pontos de vantagem sobre o Botafogo, clube que abre o Z-4), mas está muito longe dos adversários que brigam por vaga na Libertadores (está a 12 pontos do Internacional, 4º colocado). No primeiro turno, o Tricolor bateu os goianos por 1 a 0, gol anotado por Fahel.

03

BAHIA X CORINTHIANS

Foram três jogos entre Corinthians e Bahia em 2014. Pela Copa do Brasil, uma vitória para cada lado, mas a classificação ficou com os paulistas pelo critério do saldo de gols, já que venceram por 3 a 0 em casa e foram derrotados por 1 a 0 na Arena Fonte Nova. Pelo Brasileiro, empate em 1 a 1 em São Paulo, com gols de Kieza e Gil. O quarto duelo do ano contra o Timão, marcado para a Fonte Nova, promete ser complicado. O time é o 5º colocado, tem 51 pontos e briga com todas as forças para terminar o ano no G-4 e garantir uma vaga na Libertadores.

04

CRICIÚMA X BAHIA

Jogar contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, nunca foi tarefa das mais fáceis. Com o time da casa lutando contra o rebaixamento, então, é promessa de jogo duríssimo. Bahia e Tigre farão, na 35ª rodada, o famoso duelo de seis pontos. No primeiro turno, em partida disputada na Fonte Nova, as equipes ficaram no empate sem gols. Hoje, a equipe de Santa Catarina segura a lanterna da competição, com 30 pontos ganhos, e é apontada como a principal candidata a garantir vaga na Série B em 2015, com 85% de chances de cair.

05

BAHIA X ATLÉTICO-PR

O Furacão é outro daqueles times do meio da tabela, com chances remotas de Libertadores ou rebaixamento. Segundo o matemático Tristão Garcia, os paranaenses têm apenas 1% de chance de cair. No primeiro encontro entre Bahia e Atlético-PR, empate sem gols na Arena da Baixada.

06

BAHIA X GRÊMIO

No primeiro encontro entre os dois, os gaúchos venceram por 1 a 0, gol de Barcos, em Porto Alegre. Alguns meses depois, as equipes se reencontram, desta vez na Fonte Nova, em mais um confronto que promete ser difícil. O Grêmio hoje tem 51 pontos, ocupa a 7ª colocação e segue forte na briga por uma vaga na Libertadores, com 30% de chances de conquistar o objetivo, segundo Tristão Garcia.

07

CORITIBA X BAHIA

O último compromisso do Tricolor no Campeonato Brasileiro promete ser de tirar o fôlego. Bahia e Coritiba, que passaram a maior parte da competição na zona do rebaixamento, podem fazer um jogo de vida ou morte no Couto Pereira. O Coxa, 18º colocado na tabela, com 33 pontos, dois a mais que os baianos, tem 62% de chances de ser rebaixado.