Postado por - Newton Duarte

A solução está em casa

Com cara de Seleção, motores caseiros carregam dupla Ba-Vi às finais

José Welison é a grande surpresa do Vitória em 2014

Hoje à frente dos profissionais da Catuense-BA, Sérgio Odilon é um desses treinadores com história na base. Em seu ápice, venceu a Copa do Brasil Sub-15 pelo Vitória, em 2010. Na equipe que superou São Paulo, Atlético-MG e Fluminense, na ocasião, um dos destaques era o volante José Welison (95), pinçado no ABC-RN aos 13 anos. Bom na marcação, ótimo no chute de longe e melhor ainda na chegada à frente. No domingo retrasado, Odilon reencontrou o pupilo. Titular dos profissionais do Vitória no ano de estreia, Welison marcou dois em Vitória 3 x 1 Catuense e acabou com o time de Odilon. 

Não foi o único grande jogo do camisa 5 rubro-negro em 2014. No último domingo, diante do Juazeirense, José Welison teve mais uma atuação de gala com assistências precisas para os gols de Dinei e Marquinhos no triunfo por 3 a 2 que garantiu ao Vitória a primeira colocação geral do Campeonato Baiano. No próximo fim de semana, um clássico Ba-Vi fecha a fase atual e encaminha a realização do mata-mata. Oportunidade para o potiguar Welison, o motor do Barradão, encontrar um adversário em quem pode se espelhar.

Enquanto a nova diretoria e o treinador Marquinhos Santos buscam um melhor ajuste, o Bahia se escora no talento de Anderson Talisca (94) para fazer a segunda melhor campanha do Estadual. Jogador mais desequilibrante do futebol baiano em 2014, Talisca tem cinco gols e comandou a equipe na vitória sobre o Conquista, também por 3 a 2, também no último domingo. Além de assistência para Marcão, ele anotou de falta por duas vezes e reforçou sua condição de principal nome do time.

Se José Welison faz sua temporada de estreia já com brilho em nove partidas disputadas, Talisca faz a temporada em que deixa a condição de promessa e assume o papel de protagonista. Seja como volante que avança pela esquerda, seja como ponteiro que fecha a armação pela ponta direita, se desenvolveu durante a passagem de Cristóvão Borges pelo Bahia e terminou 2013 como o herói da permanência na Série A. Foi ele quem carimbou a faixa do campeão brasileiro Cruzeiro no Mineirão lotado.

Enquanto Talisca se desenvolvia, a diretoria do Bahia tentava entender como o ex-presidente Marcelo Guimarães Filho havia loteado 100% dos direitos econômicos do jogador para terceiros. Recentemente, os empresários Carlos Leite e Jessé, além da empresa Bahia Soccer e do clube Astro (de Feira de Santana), foram convocados para um novo acordo. O Bahia exigiu que tivesse 50% dos direitos de Talisca como única condição para aceitar negociá-lo no futuro. As partes toparam, e o futebol do jogador tem deslanchado ainda mais.

Desfalque por lesão no Sul-Americano Sub-20 de 2013, mas campeão meses depois com a Seleção Sub-21 no Torneio de Toulon, Talisca é um dos nomes a serem seguidos com atenção para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Um ano mais jovem, José Welison está entre os principais volantes nascidos em 1995. Ele ainda vem de grandes participações na Copa do Brasil Sub-20 (campeão em 2012) e Taça BH (vice em 2013) e tem características especiais que credenciam sua luta por uma vaga no Sul-Americano da categoria em 2015. Um caminho que, se bem sucedido, pode colocar os motores da dupla Ba-Vi na luta pelo inédito, sonhado e já batido ouro olímpico.

Talisca lidera o Bahia. Mas que cabelo é esse, Anderson?


Fonte: Dassler Marques

Foto: Felipe Oliveira