Postado por - Newton Duarte

A tática dos clubes para conseguir mais sócios: 'Benefícios'

Clube de benefícios é a tática dos clubes para conseguir mais sócios


Bahia é novo líder no ranking de sócios no Nordeste e foi o sexto clube que mais cresceu no Brasil


São 45 clubes entrosados no discurso: os descontos em produtos e serviços são o novo caminho para ampliar a base de sócios-torcedores no futebol. A estratégia faz parte de ação conjunta com 14 empresas do Movimento por um Futebol Melhor, tendo a Ambev como âncora.

Do início do programa, em janeiro de 2013, restrito a 15 clubes, até anteontem, quando lançada a segunda temporada, a base de sócios dos clubes aumentou mais de quatro vezes. Passou de 158 mil para 700 mil, número previsto para ser atingido este mês. A adesão de sócios trouxe aos clubes uma receita superior a R$ 100 milhões.

“O desconto médio de quem usou o programa foi de R$ 30 mensais em 2013. É praticamente o valor da mensalidade de sócios”, afirma o diretor de Negócios do Esporte da Ambev, Marcel Marcondes. “Nosso potencial de crescimento é gigantesco. Saímos de 0,2% dos torcedores como sócios para 0,4%. Ou seja: temos mais de 99% dos torcedores a conquistar”, confia. A meta inicial é levar os clubes ao patamar de 2,2%, onde está o Inter, líder no Brasil com 112.839 sócios. E depois buscar os 4% do Benfica, recordista mundial. O portfólio inclui descontos em mais de 600 produtos, de bebidas a artigos de limpeza e assinatura de TV a cabo, ou serviços em telefonia e instituições bancárias.

No estado, Bahia e Vitória ganharam a companhia do Vitória da Conquista. A base de sócios dos clubes passou de 9 mil para 29 mil após 13 meses. O tricolor, novo líder no ranking de sócios no Nordeste, foi o sexto clube que mais cresceu no Brasil e chegou ao 9º lugar nacional, com 22.454 sócios. “A pessoa não pode esperar ganhar para se associar. Tem que ser o contrário. Nossa busca é entregar o concreto, e não apenas o político, que é o direito a voto. Esse programa é mais uma ferramenta”, diz o diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos. O Vitória tem 6.540 sócios, em 22º.

O programa, que há um ano chegava em 11% da rede varejista de Salvador, hoje bate 80% após acordos com supermercados. “Também vamos ter novas formas de pagamentos e descontos do Sou Mais Vitória”, diz o gerente de marketing do Leão, Adilson Baptista.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Marcelo Sant'Ana - IBahia

Foto: Reprodução