Postado por - Newton Duarte

A tecnologia coloca a bola nas redes?

'Os computadores fazem gols?'

Estamos vivendo em uma época em que os softwares e a utilização dos computadores são partes intrínsecas do nosso estilo de vida. O uso da tecnologia invadiu nosso cotidiano. O mesmo no âmbito pessoal e profissional. Em princípio, trata-se de uma boa notícia.

No mundo do futebol profissional, permitam-me generalizar, estamos vivendo um período de certo exagero tecnológico. Sem um computador, obviamente de última geração, além de um programa de computador na linha "Star Trek", nós nos perguntamos se teremos condições de iniciar nosso trabalho. O computador, trocamos a cada dois anos, pois não há peças de reposição ou muitas vezes elas são mais caras do que uma nova máquina.

Sem falar nos programas. Justamente quando aprendemos a usá-lo ele está obsoleto ou incompatível. Incompatíveis? Com quem? Comigo não!

E num único golpe enfrentamos um abismo quando recebemos aquela resposta... "desculpe, impossível fazer"... O computador não faz. E a discussão é longa. Se nos identificamos com o que citei acima, sejamos do futebol ou não, de minha parte, me permitam uma rebelião contra tal dependência tecnológica.

Tecnologia no futebol na Copa do Mundo: uso com bom senso (Foto: AFP)

As coisas mais importantes em primeiro lugar. Humanidade, conhecimento, experiência e valores.

Informática e novas tecnologias complementam qualquer metodologia, scouting e estatísticas analíticas. Tudo bem. Apoio a utilização e as vantagens. Mas, de jeito nenhum, é possível detectar talentos, corrigir detalhes em um treino, tomar atitudes ou uma decisão final. Não se concentra ou entra em campo.

Quantas vezes vemos no futebol profissional, no início de uma partida, ser necessário mudar todo o planejamento tático em razão de um gol contra logo nos primeiros minutos. A partir daí, onde só se veem pernas, é preciso entender, fazer uma leitura sobre o que se está passando - raros são os treinadores com essa capacidade de leitura para encontrar respostas.

Uma semana intensa de trabalho, com utilização de vídeo, etc. São coisas que podem complementar e ajudar na hora de tomar uma decisão, fazer uma opção diante de situações possíveis. Mas jamais haverá um "backspace" ou um "esc" para ajudar. Nosso esforço pessoal, transformado em experiência durante muito tempo, será nosso grande aliado.

Opinião: Albert Puig é ex-treinador e coordenador das categorias de base do Barcelona”