Postado por - Newton Duarte

A terça da Liga dos Campeões - Gols - Resumo

Um classificado e muitas interrogações

Não foi com vitória, mas o O Chelsea tornou-se nesta terça-feira a quinta equipe classificada para as oitavas de final da UEFA Champions League, juntando-se a Atlético de Madri, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

A última rodada da fase de grupos anuncia confrontos diretos completamente imprevisíveis na briga pelas demais vagas. Enquanto Schalke 04 e Basel duelam no Grupo E, Milan e Ajax se enfrentam num jogo que promete grandes emoções no Grupo H. No Grupo F, por fim, Arsenal, Napoli e Borussia Dortmund seguem vivos na disputa pelas duas primeiras posições, mas os alemães pegam o já eliminado Olympique de Marselha.

O jogo

Borussia Dortmund 3 x 1 Napoli

Não deixe de ler:

João Andrade Desabafa: 'Xô, Satanás', em gol de alívio do Bahia

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Gols: Marco Reus (10/1ºT, de pênalti), Jakub Blaszczykowski (15/2ºT) e Pierre-Emerick Aubameyang (33/2ºT) para o Borussia Dortmund; Lorenzo Insigne (26/2ºT) para o Napoli

Disputado em um estádio lotado, em um ritmo frenético e com muito contato físico, o confronto correspondeu a todas as expectativas. Desorganizado em alguns momentos, mas muito determinado, o Borussia abriu o placar em pênalti convertido por Marco Reus após Federico Fernández ter segurado Robert Lewandowski na área. Apesar da firmeza e autoridade dos goleiros, ambas as defesas pareciam nervosas, dando a impressão de que a partida poderia pender a qualquer momento tanto para um lado quanto para o outro, como ficou claro no chute de José Callejon na trave dos donos da casa. Depois do intervalo, o Borussia tranquilizou um pouco mais seus torcedores ao ampliar o marcador em um contra-ataque executado à perfeição pelo corredor esquerdo e concluído com sangue frio por Jakub Blaszczykowski. Mas a equipe italiana não jogou a toalha e diminuiu com Lorenzo Insigne, que havia entrado em campo apenas quatro minutos antes. Com os visitantes de volta ao jogo, a partida ficou ainda mais intensa, até que Pierre-Emerick Aubameyang selou a vitória alemã tirando do goleiro com um leve toque após mais um contra-ataque rápido. Um gol que poderá custar caro ao Napoli em caso de empate na pontuação.

As outras partidas

Grupo E

Steaua Bucareste 0 x 0 Schalke 04

Basel 1 x 0 Chelsea

O Chelsea conseguiu a classificação, mas sem brilho. Depois de ter perdido para o Basel no primeiro turno por 2 a 1, os Blues foram claramente dominados, dando a impressão de que estavam satisfeitos com o empate. A estratégia arriscada acabou cobrando seu preço no gol de Mohamed Salah, que recebeu longo lançamento de Fabian Schär e bateu o mais uma vez inspirado goleiro Petr Cech. Com o empate do Schalke diante do Steaua no outro jogo da chave, alemães e suíços vão para o tudo ou nada no confronto direto da rodada final, que será disputado na Alemanha, mas com os visitantes jogando pelo empate.

Grupo F

Arsenal 2 x 0 Olympique de Marselha

O Arsenal não precisou se esforçar muito para garantir mais uma vitória sobre o desmotivado Olympique de Marselha, que acumulou sua quinta derrota em cinco jogos na competição. Com dois gols de Jack Wilshere, bem servido por Bacary Sagna e Mesut Özil, os Gunners consolidaram sua posição no topo da tabela, com 12 pontos, mas ainda não garantiram a vaga nas oitavas e terão que fazer uma difícil visita ao Napoli na última rodada.

Grupo G

Porto 1 x 1 Austria Viena

Zenit 1 x 1 Atlético de Madri

Incapaz de vencer em casa nesta temporada da Liga dos Campeões (duas derrotas e um empate), o FC Porto já não depende mais apenas de si para se classificar. Depois de levar o primeiro gol do Austria na competição logo no início do jogo, o time luso passou muito tempo em desvantagem no placar e, apesar da constante pressão sobre o gol adversário, só conseguiu encontrar uma única brecha, empatando com Jackson Martínez. Agora, para assegurar a segunda posição do grupo, os portugueses terão que bater o ainda invicto Atlético de Madri fora de casa e ainda torcer por um tropeço do Zenit em Viena. Uma combinação muito difícil. Mais cedo, sob uma temperatura siberiana (-6ºC no início da partida), a equipe russa foi buscar em suado empate graças a uma lambança dupla do zagueiro Toby Alderweireld e do goleiro Thibaut Courtois. Já classificado, o Atlético entrou em campo com um time misto e ainda assim chegou a estar à frente no marcador após Raúl García enfiar uma bola açucarada para Adrián López nas costas da defesa anfitriã.

Grupo H

Celtic 0 x 3 Milan

Ajax 2 x 1 Barcelona

A experiência do Milan em jogos importantes falou mais alto do que a impetuosidade cega do Celtic, traído por uma defesa generosa demais. Foi o suficiente para Kaká, Cristián Zapata e Mario Balotelli construírem um placar tão inesperado quanto renovador. O Ajax, por sua vez, conquistou um triunfo maiúsculo sobre o já classificado Barcelona. Impecáveis no primeiro tempo, quando Thulani Serero marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões e Danny Hoesen ampliou, aproveitando rebote do goleiro Pinto, os holandeses suportaram a pressão no segundo tempo após a expulsão de Joël Veltman por falta violenta em Neymar. Xavi cobrou o pênalti resultante para diminuir. Apesar da vitória, o time de Frank de Boer terá que buscar mais três pontos em Milão para avançar à segunda fase.

O gol

Arsenal 1 x 0 Olympique de Marselha, Jack Wilshere (1/1ºT)

Imediatamente após o pontapé inicial, Bacary Sagna lançou Jack Wilshere, que avançou pela ponta direita, tirou o brasileiro Lucas Mendes da marcação com um corte para o meio e bateu cruzado no ângulo superior de Steve Mandanda. Foi o gol mais rápido da atual temporada da Liga dos Campeões da UEFA.(Vídeo acima)

O craque

Kaká está se transformando em carrasco do Celtic. Autor do primeiro do Milan nesta terça-feira, o brasileiro já tinha marcado o gol que eliminou a equipe escocesa na prorrogação das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA 2006-2007. Na edição seguinte, os rossoneros perderam por 2 a 1 fora de casa, em partida válida pela fase de grupos, mas também foi de Kaká o gol do time italiano.

O número

2 - Foi a segunda derrota do Barcelona nas últimas 25 partidas pela fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.


Fonte: FIFA.COM

Foto: Getty images - ESPNfc - UOL - GE.COM