Postado por - Newton Duarte

A 'vantagem' que é 'vantagem'

História recente mostra que 80% dos finalistas em vantagem no Baiano levam o título

Todos no Fazendão, contudo, sabem da importância de manter a atenção até o último minuto da final

Chegar à última e decisiva partida do estadual em vantagem é um bom sinal. Nas últimas dez edições do Campeonato Baiano disputadas no sistema de final em dois jogos, ida e volta, sem decisão de turno ou fórmula semelhante, quem saiu na frente no primeiro jogo raramente perdeu a taça.

No Ba-Vi do último domingo, na Fonte Nova, o Bahia fez 2x0 e agora chega bem no jogo decisivo

Em somente duas oportunidades a equipe em desvantagem conseguiu virar o duelo e ficar com o caneco. Aconteceu com o Bahia, em 2001, na decisão contra o Juazeiro, e com o Bahia de Feira, em 2011, diante do Vitória. Nas duas ocasiões, os times precisavam vencer o confronto de volta e conseguiram realizar esse feito.

Nesse domingo, às 16h, em Pituaçu, o Bahia pode até perder por um gol de diferença contra o Vitória que fica com o seu 45º título estadual. E é exatamente nessa estatística favorável que o tricolor se apega.

Todos no Fazendão, contudo, sabem da importância de manter a atenção até o último minuto da final. Entre os jogadores, o discurso segue sério. O zagueiro Demerson garante que, dentro de campo, a ordem é esquecer a vantagem. “Temos que entrar com o pensamento de que a partida está 0x0. É um novo jogo, uma nova decisão. No futebol, se você entrar para empatar, vai acabar perdendo. Nosso pensamento é que temos condições de fazer um grande jogo e ganhar novamente”, dá o recado.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃO e participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Apesar do retrospecto favorecer ao Bahia, Demerson prefere lembrar dos clubes que conseguiram inverter tudo na última partida. Segundo ele, trata-se apenas de um alerta para o restante do grupo. “Temos exemplos todos os dias de times que conseguem reverter uma vantagem. Já vivenciei e tenho certeza de que os companheiros também. Temos que entrar focados, pois não podemos dar mole”.

Vetado Para o clássico de domingo, o técnico Marquinhos Santos não vai contar com o lateral-esquerdo Guilherme Santos, diagnosticado com um estiramento na coxa. No treino de ontem, Pará assumiu a posição. Rafael Miranda e Pittoni, por sua vez, disputam a vaga de Uelliton, suspenso.


Fonte: Miro Palma - Correio

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia