Postado por - Newton Duarte

A volta da boas atuações e Sulamericana

Técnico destaca defesa do Bahia e prevê volta das boas atuações do time

Cristóvão Borges admite preocupação com falta de gols marcados, mas ressalta que equipe evoluiu ao não deixar o Santos marcar no domingo


Treze gols marcados em 15 rodadas do Campeonato Brasileiro. Na mesma quantidade de partidas, 16 gols sofridos. No entanto, somente nos últimos quatro jogos, foram seis tentos contra o Tricolor: 1 a 0 para o Atlético-PR, 3 a 0 para o Grêmio e 2 a 0 para o Atlético-MG. Em contrapartida, o ataque do time baiano não conseguiu balançar as redes adversárias em nenhum dos últimos quatro duelos.

Neste domingo, após o empate em 0 a 0 com o Santos, o técnico Cristóvão Borges comentou o desequilíbrio dos últimos confrontos. O treinador admitiu preocupação com o rendimento do ataque e com os recentes resultados desfavoráveis. O técnico preferiu, no entanto, destacar outro ponto: apesar de não ter marcado gols, o Bahia conseguiu parar de sofrê-los.

- É uma preocupação. Nas conversas da semana, falamos muito sobre isso. Nossa equipe, mesmo quando marcava poucos gols, sofria pouquíssimos. E a gente veio com uma média de dois gols por partida nos últimos três jogos. Então tínhamos que mudar isso. Isso é um ponto importante, porque tinha que parar de tomar gols. Isso nós conseguimos, mas faltou o gol a favor. E a equipe buscou. O Santos ficou muito tempo fechado, só esperando. Por isso alguns erros aconteceram, porque a equipe se arriscou – avaliou o treinador.

Mas a preocupação com a eficiência dos homens de frente não é exclusiva de Cristóvão ou da torcida do Bahia. Incomodado com o jejum, que vem desde o duelo com o Flamengo, pela 10ª rodada do Brasileirão, o atacante Fernandão pediu paciência após deixar o campo e garantiu que, com a continuidade dos treinos, os gols voltarão a aparecer.

- Com trabalho, a bola vai entrar daqui a pouco. Sei que tenho condições de fazer o gol pelo Bahia, então vou continuar trabalhando. Está faltando a bola chegar mais redonda, mais caprichada. Não sou um jogador habilidoso, mas vou ter vontade sempre. Só precisa ter paciência – afirmou o jogador, que já disputou a artilharia do Brasileirão. Hoje, Fernandão tem cinco gols marcados, cinco a menos que o artilheiro da competição, William, da Ponte Preta.

O técnico do Bahia, no entanto, discorda da opinião do atacante. Ao ser confrontado com a afirmativa de seu jogador, Cristóvão Borges preferiu destacar a qualidade da equipe, sem esquecer que evolução é uma necessidade constante.

- Nós tivemos oportunidades. A bola chegou na área. Claro que temos que evoluir, melhorar. Mas qualidade de passe a gente teve. É algo que precisamos melhorar. Quando você arrisca mais, a possibilidade de errar aumenta. Mas a equipe tem qualidade, sim.

Para Cristóvão, tudo é questão de tempo. O treinador destaca que é preciso saber aproveitar os pontos fortes de cada atleta, fala das manobras para evitar que o Bahia seja previsível e prevê uma melhora nas atuações da equipe. Segundo ele, não tomar gols diante do Santos já foi o primeiro passo.

- Existem características de jogadores que são boas e você tem que aproveitar. Fernandão tem algumas, que a gente tem aproveitado. Já aproveitamos contra o Goiás. Mas só que não é só isso. Ele faz mais que isso e ajuda a equipe, é o nosso artilheiro. A gente vai continuar procurando corrigir. Em alguns jogos, a gente jogou em outro sistema. A gente tenta mudar às vezes. Em alguns momentos, tem que voltar ao esquema antigo. Hoje conseguimos não tomar gol e, com isso, acho que vamos conseguir voltar a jogar como queremos - finalizou.

Tricolor estreia na Copa Sul-Americana essa semana

Após enfrentar o Santos, o Bahia agora se prepara para mais dois desafios essa semana. Na quinta-feira (22), a equipe estreia na Copa Sul-Americana, enfrentando a Portuguesa, às 21h50, no Estádio do Canindé.

Já no próximo domingo (25), as atenções retornam para o Campeonato Brasileiro, quando o Esquadrão de Aço enfrenta o Náutico, às 16 horas, na Arena Fonte Nova.

Confira a programação semanal de treinos:

Segunda-feira (19): 15 horas - Treino, Fazendão;

Terça-feira (20): 15 horas - Treino, Fazendão;

Quarta-feira (21): 09h - Treino, Fazendão; 12h50 - Embarque São Paulo;

Quinta-feira (22): 21h50 - Jogo contra a Portuguesa, no Canindé ;

Sexta-feira (23): 15 horas - Treino, Fazendão;

Sábado (24): 09 horas - Treino, Fazendão;

Domingo (25): 16 horas - Jogo contra o Náutico, na Arena Fonte Nova.


Fonte: GE.COM e ECB

Imagem: Reprodução e ECB