Postado por - Newton Duarte

A 'volta por cima' e o resgate das tradições

Cristóvão é a inspiração para o Bahia voltar a ganhar o clássico

Em 2013, o rubro-negro ainda não deu chances ao tricolor -foram três triunfos, dois por goleada, em quatro clássicos


O Cristóvão sabe bem o que significa um Ba-Vi. Cria do Bahia, ele fez parte de uma das épocas mais gloriosas do clube, o heptacampeonato baiano entre 1973 e 1979. O então volante participou dos títulos de 77 e 78. “Me recordo que ganhei mais Ba-Vis do que perdi. Na minha época, o Bahia tinha uma hegemonia no estado, tinha uma equipe muito forte. Sempre ganhávamos os clássicos”, afirma o técnico.

Os tempos mudaram, a equipe do Vitória equilibrou o confronto e conquistou a hegemonia estadual nas duas últimas décadas. Em 2013, o rubro-negro não deu chances ao tricolor com três triunfos em quatro clássicos, incluindo duas goleadas.

Para voltar a vencer o rival, amanhã, às 16h, na Fonte Nova, Cristóvão sabe o caminho a ser percorrido. “Falei para os jogadores que um jogo tem mil nuances e temos que ter equilíbrio e lucidez”, aponta o treinador, que logo que chegou ao clube, em meados de maio, procurou passar sua experiência como jogador do Bahia. “Na minha apresentação, eu conversei com eles sobre o que significava o Bahia, o que significava a torcida. Contei um pouco daquilo que vivi”.

Traiçoeiro - Cristóvão garante que os atletas estão com ‘sangue no olho’ para vencer o Ba-Vi de amanhã e recuperar o ânimo do torcedor frente ao rival. “Os jogadores querem dar uma resposta a tudo que aconteceu. Hoje, é uma equipe confiante, com a autoestima muito melhor do que a que encontrei”, conta.

O técnico também não encara o Ba-Vi como o maior teste dele como treinador do Bahia. “O clássico é um grande teste, mas vou seguir até o final do campeonato”, acredita. Mas o Ba-Vi é traiçoeiro, e vida de treinador no futebol brasileiro então... Os dois antecessores do atual técnico tricolor perderam o emprego após as goleadas no clássico. Jorginho saiu no dia seguinte ao 5x1 do dia 7 de abril,e Joel Santana não resistiu ao 7x3 do dia 12 de maio.

O técnico Cristóvão prefere elogiar a postura dos seus comandados nos treinos. “Estamos trabalhando bem.  Sabemos da responsabilidade do jogo, do desejo da torcida e vamos procurar honrar isso”, disse o ex-volante, com a propriedade de quem viveu um saudoso Bahia.

Cristóvão ressalta volta por cima do Bahia e promete que time vai honrar tradições

Tricolor encara o Vitória neste domingo (21), na Arena Fonte Nova, a partir das 16h. "A gente vai brigar igual", garante

Cristóvão: "equipe está moralizada pela campanha que faz no campo

O técnico Cristóvão Borges garante que os vexames de outrora do Bahia não vão se repetir. Goleado duas vezes pelo maior rival, o Vitória, na Arena Fonte Nova este ano, o Tricolor chega para o Ba-Vi deste domingo (21) mais confiante, "moralizado". Os clássicos do Baianão ficaram para trás. De acordo com o comandante do Esquadrão de Aço, o momento vivido pela equipe mostra que não há o que temer.

"Eu acompanhei tudo isso e agora é um momento em que a equipe conseguiu resgatar coisas importantes para competir. É uma equipe hoje confiante, com autoestima muito melhor do que encontrei e futebol é jogo de moral. É importante isso. A equipe está moralizada pela campanha que faz no campo. É lá que a gente vai resolver. O adversário é tradicional, de respeito, nosso rival, então existe um equilíbrio muito grande. A gente respeita o Vitória, mas hoje sabemos que as condições são diferentes e que a gente vai brigar igual", afirmou Cristóvão.

Segundo o treinador, todo o elenco está ciente da importância do clássico que está por vir. "A equipe está em um momento de equilíbrio dentro do campo. Estamos bastante focados e concentrados no campeonato, naquilo que a gente precisa, naquilo que nos fortaleça e nos dê confiança. O que me deixa motivado é ver o orgulho e motivação deles (dos jogadores), eles estão muito confiantes. Sabemos da responsabilidade do jogo, do desejo da torcida e a gente vai procurar honrar isso e esperamos que o torcedor fique feliz". Com 12 pontos, o Bahia é o 7º colocado no Brasileirão. Com 13 e um jogo a menos, o Leão é vice-líder.


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Ivan Marques e Editoria Esportes - IBahia.com

Foto: Fernanda Varela – Correio* e ECB