Postado por - Newton Duarte

'Aberração' Medina está perto de ser campeão mundial de surf

Aos 20 anos, fenômeno Medina está perto de ser campeão mundial de surfe

Brasileiro é conhecido por seus rivais como "aberração". Não é para menos - o surfista está aterrorizando o circuito mundial deste ano

Estar entre os 36 melhores surfistas do mundo não é pra qualquer um. E, aos 20 anos, estar bem pertinho de conquistar o título do WCT é para poucos. Desafio para a “aberração” Gabriel Medina. Essa é a forma como o brasileiro é conhecido por seus rivais. Não é para menos, afinal, o surfista está aterrorizando o circuito mundial deste ano.

Faltam duas etapas para o final do WCT e Medina lidera a corrida pelo título com 56,550 pontos. Na sua cola, está Kelly Slater. Onze vezes campeão mundial, o americano soma 50,050. Caso o tempo ajude, a próxima etapa começa até o final da semana.

Brasileiro Gabriel Medina, aos 20 anos, está muito perto de conquistar o título mundial do WCT

Seria ontem, mas ventos de 80 a 100 km/h no pico de Supertubos, em Peniche, Portugal, fizeram a organização do WCT adiar o início da competição. A previsão é de ventos fortes até quinta-feira, no mínimo.

Medina pode assegurar o título já nesta etapa. Para não depender do desempenho dos adversários, o brasileiro precisa vencer em Portugal. Se chegar e perder a final, também pode comemorar o título. Para isso, no entanto, Slater não pode ser o campeão. Se cair nas semifinais, Slater e o australiano Mick Fanning não podem vencer. E por aí vai.

Na estreia da etapa, Medina irá encarar o australiano Kai Otton, 24º da temporada, além de um convidado. Das oito etapas realizadas no ano, Medina venceu três. Na abertura da temporada, em Gold Coast, na Austrália, o paulista já mostrava que 2014 seria seu ano.

Ele já pode levantar o caneco na etapa de Peniche, em Portugal, durante esta semana

Depois, um novo triunfo na ilha de Fiji. A última vitória foi a mais marcante. Medina levantou o troféu nas temidas ondas de Teahupoo, no Taiti. Na final, venceu Kelly Slater.

O encontro de Medina com o mar foi natural. Ele cresceu em Maresias, litoral norte de São Paulo. Sua primeira prancha foi dada por seu padastro, Charles Rodrigues, aos oito anos. Charles sempre foi o maior incentivador de Medina e o acompanha em todas as viagens mundo afora.

Medina começou a competir aos 11 anos. Apenas quatro anos depois, em 2009, começou a impressionar o mundo. Com 15 anos, venceu o King of the Groms, na França. Uma espécie de Mundial.

Vitórias

Dois anos depois, competia entre os melhores do mundo. E o começo foi arrasador. Medina venceu duas das primeiras quatro etapas do WCT que disputou em 2011. Em 2012, ainda dividindo o calendário entre o WQS (divisão de acesso) e o WCT, terminou em 7º na elite.

Ano passado, primeira temporada exclusiva na elite do surfe e título no Mundial júnior. Medina é uma realidade e, aos 20 anos, um popstar do esporte. Tem oito patrocinadores e já conquistou mais de 1 milhão de dólares em prêmios. Só falta o Mundial...

Nota:torcidabahia.com terá link ao vivo do da Etapa de Portugal