Postado por - Newton Duarte

ABL cobra promessas à direção do Bahia e critica declaração de Vice-Presidente

Grupo cobra promessas à direção do Bahia e critica declaração de Vice-Presidente

Apesar do bom momento vivido pelo Bahia dentro de campo, a Associação Bahia Livre (ABL) emitiu um comunicado, na terça-feira (24), cobrando algumas explicações e melhorias nos projetos do clube. De acordo com o grupo, houve evolução na gestão tricolor, mas algumas promessas de campanha do presidente Marcelo Sant'ana seguem aquém do esperado.

A ABL critica também o marketing tricolor e a falta de um patrocínio master. "A área de Marketing e Negócios do Clube continua sem muitas novidades práticas", diz um trecho do texto.

Por fim, o grupo elogia a atuação do Conselho Deliberativo do Bahia e repudia uma declaração do vice-presidente do clube, Pedro Henriques.

Confira o comunicado emitido pela ABL na íntegra:

Prezados Associados da ABL e demais torcedores do Esquadrão de Aço,

A atual gestão do Esporte Clube Bahia, eleita em 13 de dezembro de 2014, acaba de completar 100 dias de trabalho, tendo registrado avanços em alguns pontos e inércia ou retrocesso em outros.

A folha de pagamento registrou forte redução em relação ao verificado no ano passado. Duas foram as razões: o término do contrato de muitos atletas em dezembro e o rebaixamento do clube. Muitas das contratações desta nova gestão ainda não justificaram o investimento, a exemplo de Chicão, Adriano Alves e Tchô. Além disso, houve o papelão do caso Jael.

A área de Marketing e Negócios do Clube continua sem muitas novidades práticas. Até o presente momento, o maior feito se restringe a chegada do renomado Jorge Avancini. Persiste o Bahia sem um patrocinador máster, o Plano de Sócios foi sustado e continua definhando, ao passo que os torcedores seguem padecendo em relação à Arena Fonte Nova. Lembramos que 2014 foi um ano de muitas promessas neste setor e de quase nenhum resultado concreto. Em 2015, o único patrocínio novo anunciado foi feito em regime de “casadinha” com o rival, prática condenada pelo então jornalista Marcelo Sant’Ana, o qual expôs seu protesto em dois artigos, em 2012 e 2013, intitulados “Patrocínio casado prejudica dupla Ba-Vi” e “Dupla Ba-Vi e o erro do patrocínio casado”.

A Diretoria Executiva foi ocupada por um profissional de referência: Marcelo Barros, que chega com o importante desafio de apresentar um orçamento e fazer com que o mesmo seja seguido. Tal feito não ocorreu ano passado, apesar de Reub Celestino, então Diretor Administrativo-Financeiro, por inúmeras vezes alertar sobre a questão de gastos não previstos. A análise criteriosa entre despesas e receitas deve ser mantida, além do respeito aos prazos para apresentações das contas, conforme consta no Estatuto do Clube. Lamenta-se que a atual gestão tenha abandonado a boa prática de disponibilizar no site oficial do Clube o orçamento do exercício e os balancetes mensais.

Durante a corrida eleitoral, muitas foram as promessas: aproveitamento de CT Dias D’Ávila via parcerias, orçamento base zero, reforma do Fazendão, patrocínio master, revisão de contratos assinados pela Diretoria anterior, dentre outras. Muitas dessas promessas continuam em aberto. O torcedor está cansado de pirotecnias e fotos para tabloides e sites. Ele quer saber claramente qual é a verdadeira situação dos Transcons decorrentes da desapropriação da Sede Praia; por que o Bahia não é dono atualmente de nenhum dos Centros de Treinamento (Fazendão e Dias D’Ávila/Camaçari)? Afinal de contas, o que foi aquele evento midiático em plena corrida eleitoral, no qual se declarou a resolução deste imbróglio? Ao invés de factoides de autopromoção, cabe a atual diretoria, em respeito aos associados, explicar qual é o estado destas questões.

Merece destaque a maneira que o atual Conselho Deliberativo (CD) vem sendo conduzido. O passo inicial foi dado com a eleição da mesa diretora do CD, que exerce seu papel institucional, em prol do Esporte Clube Bahia, fiscalizando e labutando pela solidez da entidade. Por conta disso a ABL repudia a declaração do Vice-Presidente Pedro Henriques. Em entrevista ao site de seu grupo político, declarou que pretende parar de responder a questionamentos do Conselho Deliberativo que considere constrangedores. Não é a primeira vez que diz isso. Na reunião do dia 20/01/2015, conforme expresso em ata aprovada, classificou as pertinentes cobranças “dizendo que a eleição acabou e que não devemos procurar motivos para a criação de qualquer tipo de embaraço, para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”. A ABL continuará atuando da forma combativa, sua principal marca. É preciso lembrar à Diretoria que Estatuto do Clube é para ser respeitado e obedecido e também ressaltar que não serão aceitos atropelos e manobras no Conselho Deliberativo. Confiamos no Conselho eleito e no compromisso que foi assumido no ato de posse.

Na certeza de se persistir no embate pelo engrandecimento do Clube, o torcedor do Bahia deve se associar e viver politicamente o Clube.

Saudações Tricolores!

Associação Bahia Livre (ABL)

Nota Luis Peres @BahiaClub: Jamais deixariam que eu fosse Conselheiro... Por isso, não me candidato.

Tantas e tantas coisas a serem cobradas... Talvez, até mais importantes do que estas.

Parem com os convescotes.

Façam valer o Estatuto. Justiça existe para isso...

O asco já toma conta de mim faz tempo.

E não encham o saco. Não estou com muita vontade de soltar a língua.

Agora!!

Sem mais!!!