Postado por - Newton Duarte

Adaptado, João Paulo Gomes revela animação com possibilidade de estreia

Lateral-esquerdo deve fazer sua primeira partida com a camisa do Bahia na próxima quarta-feira, no jogo diante do Santa Cruz: "A minha expectativa é ótima", afirma

A próxima quarta-feira será de novidades no Bahia. Fora de campo, o atacante Thiago Ribeiro, anunciado como novo reforçodo clube na semana passada, será apresentado oficialmente na Arena Fonte Nova, momentos antes do duelo do time contra o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste. No gramado, outros dois recém-contratados, o zagueiro Lucas Fonseca e o lateral-esquerdo João Paulo Gomes, devem ir para o jogo diante do Santa e fazer as suas estreias pelo Esquadrão.

Provável novidade no jogo de quarta-feira, João Paulo Gomes concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, momentos antes do último treinamento da equipe antes da partida contra o Santa. Ainda sem ter certeza se irá jogar, o lateral celebrou a possibilidade de fazer sua primeira partida com a camisa tricolor dentro de casa.

- Ainda não foi conversado se eu vou estrear ou não. A minha expectativa é ótima, estrear dentro de casa, com um fator muito favorável que é a nossa torcida. Temos jogado bem dentro de casa também. Então, a gente espera estar bem, tranquilo, para fazer uma boa estreia - espera João Paulo Gomes.

No Bahia desde o início deste mês, quando foianunciadocomo reforço do clube, João Paulo Gomes não entra em campo para uma partida oficial desde o final do ano passado. Caso de fato jogue nesta quarta, o lateral admitiu que ainda não tem condição de atuar durante os 90 noventa minutos do confronto.

- Em termo de condicionamento físico estou bem, graças a Deus. Lógico que não estou 100%, porque falta bastante ritmo de jogo. Meu último jogo oficial foi ano passado. Então espero que possa jogar um tempo determinado, se assim for escolhido pelo Doriva também. Jogar o que eu aguentar da melhor forma possível.

Mesmo com menos de um mês no Bahia, João Paulo Gomes garantiu estar habituado ao novo clube. O jogador reconheceu que facilitou a adaptação a amizade que já tinha com alguns jogadores tricolores, entre eles Lucas Fonseca.

- Está sendo muito tranquilo para mim. Sou carioca, então a cidade tem a mesma tropicalidade, vamos assim dizer. Lá é quente, aqui é quente. Lá tem praia, aqui tem praia. O povo baiano recebe muito bem a gente, como no Rio. Estou tranquilo. Graças a Deus, tinha alguns companheiros aqui com quem eu já tinha trabalhado, e isso facilita a adaptação, da cidade em si também. Tenho amigos aqui em Salvador. Para mim está sendo tranquilo. [...] E o Lucas, a gente se conhece desde 2011. Amigo que fiz no futebol. Caso formos jogar juntos, já nos conhecemos de tempos. Somos bem tranquilos, gostamos praticamente das mesmas coisas fora de campo também. Espero que, se a gente puder jogar junto, que jogue bem, como foi em outros clubes. Mas o mais importante é poder vencer e o grupo sair vitorioso.

Mas antes de começar o processo de adaptação ao novo clube, João Paulo Gomes teve que resolver um "problema" um tanto curioso. Com um outro João Paulo que, por sinal, também é lateral-esquerdo no elenco tricolor, o novato teve que adotar o sobrenome Gomes. Bem-humorado, o jogador explicou como foi a conversa com o xará assim que se viu nesse impasse. 

- Eu já tive um companheiro também no Mogi Mirim, o goleiro, que também era o João Paulo, e lá eu tinha chegado primeiro que ele. Então a gente conversou um pouco e, como eu gosto muito do meu sobrenome, eu pedi para que colocasse [João Paulo Gomes]. Aqui já tinha um João Paulo, então eu acho que ele já estava primeiro... [risos] Eu só conversei por cima e preferi deixar Gomes, porque eu gosto mesmo do nome. Foi tranquilo. A gente já se conhecia de jogar contra, o J. é o xará. A gente se cumprimenta por xará. [João Paulo Penha] Eu não conhecia e falaram que talvez retorne. Então são três. Para esse que voltar, a gente chama de Penha. [risos]

O jogo contra o Santa Cruz está marcado para as 21h45 (de Brasília) e terá cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Única equipe com 100% de aproveitamento na Copa do Nordeste, o Tricolor já está classificado para  segunda fase da competição.