Postado por - Newton Duarte

'Agarra-agarra' na área é culpa dos Árbitros

Arnaldo culpa omissão dos árbitros por excesso de agarra-agarra na área

Comentarista de arbitragem sugere que comissão da CBF tome alguma atitude e coloque na geladeira quem ignorar a regra: 'Está ficando feio'


Basta um cruzamento na área para a cena se repetir: agarra-agarra. O comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho critica a maneira exagerada com que isso vem acontecendo no Brasil, mas não culpa os jogadores. Segundo o ex-árbitro, os juizes são os principais responsáveis pela atitude, segundo ele, fruto da omissão da arbitragem. Arnaldo sugeriu, durante o programa "Bem, Amigos", que a CBF tome uma atitude para mudar esta realidade, com direito a "geladeira" a quem não seguir o que manda a regra.

- Os árbitros estão se omitindo. Acredito que a Comissão de Arbitragem da CBF, que é o Antônio Pereira e o Sérgio Corrêa, vão fazer uma circular para chamar atenção essa semana porque está exagerado esse agarra-agarra dentro da área e não está acontecendo nada - disse.

Arnaldo lembrou dois lances em que nada foi marcado. Em um deles, Pedro Ken, do Vasco, dá uma "gravata" em Fernandão, do Bahia, dentro da área, após cobrança de falta dos baianos, em jogo que terminou empatado em 0 a 0, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O outro exemplo vem do clássico entre Flamengo e Botafogo, nas quartas de final da Copa do Brasil, em que o flamenguista André Santos quase fica sem camisa, após ser agarrado por Edílson, e responde com uma tapa no adversário. O agarra-agarra aconteceu durante uma cobrança de escanteio.

- Tem que chamar atenção dos juízes brasileiros. Vem aí a Copa do Mundo e isso está ficando feio! Tem que apitar alguma coisa. Aí o juiz diz que estava olhando a bola. Para quê? Para ver se bateu no passarinho? Acho que a comissão de arbitragem da CBF tem que chamar atenção e dizer o seguinte: o cara que não marcar isso, vai para a geladeira. Indo para a geladeira, ele não ganha e se não ganha… (aponta a bolso) - afirmou.

Flamengo x Botafogo; Edilson x André Santos; agarra-agarra (Foto: Reprodução / SporTV)

Edilson quase deixou André Santos sem camisa e levou uma tapa na sequência

Arnaldo Cezar Coelho destaca ainda que esta é uma particularidade do futebol brasileiro. Segundo ele, os árbitros têm ignorado tanto as faltas dos atacantes nos zagueiros, quanto o contrário que, neste caso, seria pênalti.

- O que está acontecendo no Campeonato Brasileiro não está acontecendo no mundo todo em relação ao agarra-agarra na área. Isso é fruto da impunidade, porque os juízes não estão apitando nem falta do atacante, e nem falta do zagueiro - considerou.

O comentarista explicou ainda que o árbitro precisa prestar atenção no início da jogada para conseguir tomar a decisão correta.

- Nesse lance tem que ver o início, ver se o atacante foi em cima do zagueiro e peitou ele para forçar, ou se foi o zagueiro que impediu a passagem. Isso no basquete é perfeito, o basquete tem falta de ataque. No futebol é difícil marcar falta de ataque. Peço que façam essa campanha: abaixo o agarra-agarra. Se continuar, não vai mais ter gol de cabeça - afirmou.


Fonte: Bem, Amigos! Sportv

Foto: Reprodução / SporTV