Postado por - Newton Duarte

Agora é no Senado: 'Frankenstein' da MP do Futebol deverá ser votada na próxima semana

MP do Futebol tem previsão de ser votada na próxima semana no Senado

Texto da Medida Provisória 671 foi lida para senadores na noite desta quinta e deve voltar à Casa na provável sessão deliberativa extra na próxima segunda-feira

Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) é o relator da MP do Futebol (Foto: Câmara dos Deputados)

Um dia após a aprovação na Câmara, a Medida Provisória 671 (MP do Futebol) foi lida no plenário do Senado na noite desta quarta-feira. Com isso, a matéria passa a trancar a pauta, ou seja, até que seja votada, não serão discutidas outros projetos. Devido ao recesso parlamentar que começa no próximo dia 18, existe uma possibilidade de o Senado realizar uma sessão deliberativa extra na próxima segunda-feira, o que possibilitaria mais tempo não só para a aprovação da medida.

Não será possível votar na sessão deliberativa desta quinta-feira porque um acordo entre líderes do Senado estabelece que a votação de medidas provisórias só poderá ser feita após duas sessões deliberativas da Casa.

Assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 19 de março e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte, a MP tem um prazo de 120 dias para ser aprovada no Congresso, que se esgota no próximo dia 17.

Após muitos debates e polêmicas, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira o novo texto da MP do Futebol. A Medida Provisória 671 é um refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com a União -  estimadas em cerca de R$ 4 bilhões - em troca de novas regras de gestão, incluindo o chamado "fair play" financeiro, que prevê o rebaixamento de inadimplentes.

Transformado em Projeto de Lei de Conversão (PLV 10/2015), o relatório do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) foi a base do texto. Porém, sofreu alterações por conta de uma emenda aglutinativa, articulada por parlamentares ligados a clubes e a CBF