Postado por - Newton Duarte

Ah, para ô! 'Não sei se o Brasileiro chega ao fim', diz Alexi Portela

"Não sei se o Brasileiro chega ao fim", diz dirigente sobre dívidas dos clubes

Presidente do Conselho Fiscal do Vitória critica demora na aprovação de projeto que renegocia dívidas dos clubes: "Não queremos anistia de nada"

A maior preocupação dos clubes brasileiros hoje não está dentro das quatro linhas, mas bem distante, mais precisamente no Congresso Federal, onde está o projeto que renegocia as suas dívidas com o Governo. No “Arena SporTV” desta quinta-feira, o ex-presidente do Vitória, Alexi Portela, hoje presidente do Conselho Fiscal do clube baiano, se mostrou bastante preocupado com o desenrolar do projeto e com a demora que alega ocorrer, e ainda colocou sob risco o atual Campeonato Brasileiro, hoje paralisado por conta da realização da Copa do Mundo.

- Faço parte da comissão que a CBF criou e que está negociando essa dívida no Congresso. Nossa preocupação é pela demora que está tendo. Ontem, na inauguração da CBF, estávamos conversando com alguns presidentes de clubes e nós não queremos o que está na imprensa, que é a anistia, nós não queremos anistia de nada, queremos só prazo para pagar isso, com penalidades daqui para frente. Estamos preocupados muito com essa demora, e não sei se esse Brasileiro chega ao final sem a aprovação dessa lei, são poucos os clubes que têm seus salários e direito de arenas em dia. Isso é que vai permitir aos clubes terem suas certidões, fico muito preocupado com essa demora no Congresso dessa aprovação - afirmou o dirigente.

No início de maio, a comissão especial criada para analisar projeto aprovou o relatório do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). O texto aprovado vai para o plenário da Câmara, onde ainda será votado. O projeto dá prazo de 25 anos para o pagamento das dívidas e troca a taxa de juros Selic, mais alta, pela TJLP, mais baixa. O projeto prevê a apresentação de certidões negativas de débito (CNDs) um mês antes das competições, sob pena de rebaixamento.

Conheça o Scout torcidabahia.com

- O Congresso se preocupou muito com essa questão das dívidas dos clubes, e aí nós apresentamos lá esse projeto de lei que está tramitando na Câmara ainda, está no plenário para ser pautado, onde dá oportunidade para que os clubes possam saldar suas dívidas através de um financiamento junto ao Governo Federal, uma dívida hoje que está em torno de 3,5 bilhões de reais. O Governo podendo atender o que está no projeto, será aprovado ainda esse ano. Ou seja, será um financiamento em 25 anos dessa dívida, com recursos que advirão não somente da Timemania, como também criando a Lotex, uma loteria instantânea e exclusiva, com a participação também de recursos de outras loterias. Isso daria oportunidade para que os clubes possam pagar essa dívida em 25 anos e equalizar os seus débitos com o Fisco e o Governo Federal - afirmou o deputado federal José Rocha (PR-BA).

Alexi Portela defende que os clubes possam contar com essa renegociação das dívidas como acontece com outros setores, mas destacando que também é preciso haver punições previstas aos clubes que não cumprirem com sua parte.

- Estamos marcando uma reunião para os próximos dias com todos os clubes para tomar uma posição, tantas coisas são desoneradas nesse país, são dadas, e o futebol brasileiro não tem nada. Acho que tem que haver contrapartida, os clubes têm que ser penalizados, a partir dessa dívida, se os clubes não se mantiverem em dia, têm que ser rebaixados e não têm que participar da competição, como na Europa - concluiu.

chamada CARROSSEL Brasileirão 2014 (Foto: infoesporte)

Brasileirão 2014 sob risco? Dirigente pede renegociação de dívidas


Nota Luis Peres @BahiaClub: Sem uma AUDITORIA seria nos clubes, não dessas contratadas em barracas de camelôs, sou radicalmente contra essas benesses estatais.

Se for feito como querem, o Estado estará dando o direito de que ROUBEM mais. LAVEM mais dinheiro. Enriqueçam as custas dos clubes.

São todos amigos!

Segue a Van! Até alguém morrer...


Fonte: Arena SporTV

Foto: Reprodução e infoesporte