Postado por - Newton Duarte

'Ajudar o clube' é maior motivação para ser sócio, diz enquete

Maior motivação para ser sócio é poder ajudar o clube, diz enquete

Opção da enquete do "Arena SporTV" vence com 42% dos votos. Preferência na compra dos ingressos também é bem avaliada pelos participantes

Tabela de sócios (Foto: GloboEsporte.com)

Ajudar financeiramente o clube do coração. Foi essa a opção mais votada na enquete do "Arena SporTV" de terça-feira, com 42,28% dos votos. O programa, que tratou dos programas de sócios torcedores, perguntou qual fator mais motiva o fanático a ser um sócio-torcedor.

As demais opções votadas foram "ter preferência na compra de ingressos", com 24%, "a boa fase do seu time", com 18,71%, e "ter descontos em produtos licenciados", com 15%.

Gerente do Movimento por um Futebol Melhor, Rafael Puccinelli entende que os adeptos dos programas não querem apenas estar nos estádios, mas sim manter uma relação direta com o clube, recebendo em trocas benefícios em formas de descontos em produtos relacionados ou não com o clube.

- Nós estudamos muito essa questão e fomos entender um pouco como o torcedor se comporta na Europa e no Brasil. E existia uma diferença de receita vinda dos sócios torcedores por uma questão de benefício que ele tinha fora a questão do ingresso. E esse conceito que tentamos trazer para o Brasil. É complicado ter um único benefício focado no ingresso diante das torcidas do tamanho que elas são no Brasil, infinitamente maiores que a capacidade dos estádios. Nosso objetivo é entregar um pacote de benefícios e descontos em produtos para que o torcedor que não frequenta o estádio possa recuperar o investimento que ele paga como sócio torcedor - destacou o executivo, explicando a parceria com os clubes brasileiros.

No Brasil, o Internacional é o time com mais sócios, mais de 129 mil. Na sequência, aparecem Palmeiras, com 82 mil, Grêmio, com 80 mil, e Corinthians, com 72 mil (veja ao lado).