Postado por - Newton Duarte

Além da taça: Magno Alves e Kieza brigam pela artilharia do Nordestão

Além da taça: Magno Alves e Kieza brigam pela artilharia do Nordestão

Com cinco gols cada, matadores de Vozão e Tricolor dividem vice-artilharia da competição. Nesta quarta-feira, cearenses e baianos decidem o título no Castelão

Magno Alves e Kieza disputam artilharia da Copa do Nordeste (Foto: GloboEsporte.com)

Para conquistar o título da Copa do Nordeste, Ceará e Bahia depositam suas esperanças nos pés daqueles que melhor conhecem o caminho das redes. Matadores natos, Magno Alves e Kieza preparam munição e calibram pontaria para fazer a diferença nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), quando as duas equipes se enfrentam na partida que vai decidir o campeão do torneio. Além da busca pelo caneco, o “Magnata” e “K9” travam um duelo pela artilharia da competição.

Com cinco gols cada, Kieza e Magno Alves dividem a vice-artilharia do Nordestão, atrás de Max, do América-RN, que marcou seis vezes. Portanto, quem marcar uma vez fecha a competição na condição de artilheiro, empatado com o atacante do time alvirrubro. Se um deles marcar duas vezes, melhor ainda: aí, é artilharia isolada. 

Quando Dado Cavalcanti chegou para comandar o Ceará no início desta temporada, a curiosidade girou em torno de Magno Alves. Como o treinador faria para instruir o experiente atacante, que tem histórico de identificação com o clube de Porangabuçu? Na sequência dos jogos, Dado acabou se despedindo do Alvinegro. Veio Silas Pereira. Enquanto isso, o Magnata continuou soberano, despertando interesse do Fluminense e alcançando a marca dos 93 gols pelo Ceará.

Magno Alves marcou 11 gols nesta temporada (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)

Kieza é o artilheiro do Bahia na Copa do Nordeste, no Campeonato Baiano e, consequentemente, na temporada. Em quatro meses, o atacante balançou as redes em 12 oportunidades. Mas não apenas por isso K9 é o principal jogador da equipe até aqui. Dos 25 gols anotados pelo trio ofensivo folcloricamente chamado de KGB (Kieza, Gamalho e Biancucchi), o atacante participou de 18, o que corresponde a 72%. Quem agradece é Léo Gamalho, que marcou cinco vezes no ano, com quatro assistências do K9.

DO NORDESTE E DO BRASIL

No Prêmio Artilheiro do Ano, Magno Alves e Kieza também estão colados. Enquanto o matador do Bahia tem 12 gols, o talentoso atacante do Vovô soma 11. Na partida mais recente do Alvinegro, na primeira final do Campeonato Cearense diante do Fortaleza, Magnata deu nova prova de como agrada e é unanimidade entre os torcedores do Vovô.

Com um golaço, amenizou o impacto da derrota: o Ceará perdia por 2 a 0 ainda no primeiro tempo quando ele, em bela jogada individual, marcou o único da equipe. Se o time não estava no melhor dos dias, ele impediu que o sonho do pentacampeonato estadual ficasse distante. A busca pelos dois títulos - da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense - seguem mais vivos do que nunca. E a cautela, a disciplina e a bagagem de Magno Alves no futebol são vitais para o momento do clube. 

Já Kieza não conseguiu ajudar o Bahia no primeiro jogo das finais do estadual – o Tricolor foi derrotado pelo Vitória da Conquista por 3 a 0. O atacante passou em branco nesse jogo e também nos dois anteriores. A confiança da torcida no seu artilheiro, porém, segue inabalada. Os tricolores sabem que a possibilidade de título passa pelos pés do K9. Se não pelos gols, pela capacidade de criar jogadas pelas laterais e deixar os companheiros em condição de marcar.

Kieza é o artilheiro do Bahia na temporada, com 12 gols (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)