Postado por - Newton Duarte

Alerta: Bahia tem pior série negativa em Brasileiros de pontos corridos

Tricolor nunca havia perdido cinco partidas seguidas na Série A desde 2003. Equipe treinada por Marquinhos Santos já possui sete jogos sem triunfos no Brasileirão
 

No início do Campeonato Brasileiro, o discurso no Fazendão era de puro otimismo. Com o título baiano conquistado, os jogadores do Bahia projetavam uma boa campanha na Série A, com resultados positivos e briga na parte de cima da tabela de classificação. Três meses se passaram desde o início da competição nacional, e a realidade se mostrou bem mais dura do que o elenco tricolor esperava. Os triunfos vieram a conta gotas, as belas apresentações foram escassas e a única 'conquista' no Brasileirão foi um recorde negativo para ficar na história do clube.

Bahia foi derrotado pelo São Paulo na última quarta-feira (Foto: Lucio Tavora / Ag. Estado)

Com a derrota para o São Paulo na última quarta-feira, o Bahia alcançou a pior sequência na trajetória do clube desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos. Pela primeira vez, o time perdeu cinco partidas seguidas. Já são sete jogos sem triunfos e, por consequência, a proximidade da zona de rebaixamento, uma vizinha incômoda e sinistra.

A sequência negativa do Bahia no Campeonato Brasileiro 2014 teve início no dia 11 de maio, quando o Tricolor empatou com o Vitória por 1 a 1 no último minuto da partida. Desde então, o time treinado por Marquinhos Santos não conseguiu mais vencer na Série A. Foram derrotas para Sport, Fluminense, Santos, Chapecoense e São Paulo, além de um empate com o Flamengo.

O último triunfo do Bahia foi contra o Botafogo (Foto: Vaner Casaes/ Ag. BAPRESS / Divulgação)

O técnico Marquinhos Santos tem uma explicação para justificar a série de derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. O treinador lembra que os tropeços vieram no momento em que o time sofreu com lesões. Antes da pausa da Série A para a realização da Copa do Mundo, Rhayner, Diego Macedo e Lincoln deixaram o time por problemas médicos. O atacante e o lateral-direito estão de volta, mas o meia segue em recuperação de um problema no joelho.

- Sofremos com lesões nos últimos quatros jogos antes da parada no Campeonato Brasileiro. Foi determinante para a queda de produção. Agora começa a recuperação – disse o treinador após a derrota para o São Paulo.

Neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), o Bahia vai encarar o Atlético-MG para tentar quebrar a escrita negativa no Brasileirão. O Tricolor precisa vencer para não ampliar a sequência de derrotas e evitar outro recorde: desde 2003, o time baiano nunca passou mais de sete jogos sem triunfos.

Sequências negativas nos pontos corridos

A primeira experiência do Bahia na disputa do Campeonato Brasileiro de pontos corridos não foi das melhores. No primeiro ano do novo sistema de disputa, o Tricolor sofreu goleadas humilhantes, acumulou sequências negativas e acabou rebaixado para a Segunda Divisão em casa, após uma derrota de 7 a 1 para o Cruzeiro.

Em 2003, o Bahia amargou sete jogos sem vencer no Brasileirão, entre a 18ª e a 24ª rodada, com quatro derrotas e três empates. A sequência incluiu goleadas para o Cruzeiro, 5 a 2, e Flamengo, 6 a 0. No fim da competição, mais uma série negativa. O time voltou a ficar em jejum entre a 36ª e a 40ª rodada, com quatro derrotas, um empate, e uma nova goleada, dessa vez para o Santos, por 7 a 4.

Após sete anos nas divisões inferiores, o Bahia voltou para a elite do futebol nacional em 2011. A pior sequência do time tricolor na época foi entre a 7ª e a 12ª rodada. A equipe baiana ficou seis jogos sem vencer, com quatro empates e duas derrotas.

Na temporada seguinte, uma repetição. Assim como em 2011, o Bahia ficou seis jogos sem vencer no Brasileirão de 2012. Entre a 6ª e a 11ª rodada, e entre a 28ª e a 33ª, o Tricolor não conseguiu deixar o campo com três pontos. Nas duas ocasiões, foram três empates e três derrotas.

No ano passado, o Bahia passou sete jogos sem vencer durante o Campeonato Brasileiro. A sequência negativa ocorreu entre a 28ª e a 34ª rodada, com quatro derrotas e três empates. O jejum foi quebrado diante do Náutico, na Arena Pernambuco, quando o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Fernandão.

Origem : Ge.com