Postado por - Newton Duarte

Alexandre Faria confirma a preferência: 'Prioridade foi Charles'

"Prioridade foi Charles", diz Alexandre Faria sobre escolha de novo treinador

Diretor de futebol do Bahia garante que Charles Fabian fui único nome pensado para assumir comando do Tricolor após demissão de Sérgio Soares, na última terça-feira

Foi Sérgio Soares ser demitido, que diversos nomes foram especulados para assumir o comando do Bahia até que o clube anunciasse a efetivação de Charles Fabian como treinador do Tricolor. Durante a apresentação do novo técnico, realizada nesta quinta-feira, no Fazendão, o diretor do futebol do clube, Alexandre Faria, explicou a escolha por Charles e garantiu que a o ex-auxiliar foi a primeira opção da diretoria para assumir a função.

- A decisão de mudar o técnico foi pensada. A gente entendeu que era o momento de fazer a mudança. A partir do momento que decidimos, o tempo todo só pensamos em Charles. Não conversamos com nenhum treinador. A nossa prioridade foi Charles. A partir do momento que houve consenso com a diretoria, nós partimos para o segundo momento da conversa, para definir se esse era o momento de Charles. Porque, no início do ano, havia um apelo para que ele fosse efetivado. [Mas] o presidente conversou com ele, para que ele que se preparasse mais, que o momento dele chegaria. Ele se preparou, fez curso - explica Faria.

"A nossa prioridade foi Charles", garante Alexandre Faria (Foto: EC Bahia/Divulgação)

No ano passado, Charles assumiu o comando do Bahia após a saída de Gilson Kleina. Na ocasião, restavam cinco jogos para o fim do Brasileiro e ele não conseguiu salvar o time do rebaixamento. Neste ano, com a chegada de Sérgio Soares, Charles voltou a cumprir a função de auxiliar técnico. Para Faria, o conhecimento do clube e experiência por ter acompanhado toda a passagem de Soares irão facilitar o trabalho do novo treinador.

- Ele também viveu dez meses intensos no Bahia. O Charles teve uma participação importante nesses 10 meses, ele teve uma ajuda significativa. E o fato dele conhecer o grupo como poucos. Ele conhece a fundo os atletas da Bahia. Estamos muito seguros dessa decisão. A gente se sentiu mais confortável para tomar essa decisão. Mais seguro ainda porque ele levou um segundo para aceitar.

A decisão de mudar o técnico foi pensada. A gente entendeu que era o momento de fazer a mudança. A partir do momento que decidimos, o tempo todo só pensamos em Charles. Não conversamos com nenhum treinador. A nossa prioridade foi Charles.

Alexandre Faria,

diretor de futebol do Bahia

Faria também garantiu que Charles não tem qualquer problema com o elenco do Bahia. No ano passado, o treinador fez duras críticas a alguns jogadores quando assumiu a equipe.

- Da nossa parte, a gente não identificou nenhum problema pontual. Ano passado foi momento difícil da queda da equipe. Sobre o Maxi [Biancucchi], a gente conviveu dez meses de uma forma sadia. Não houve qualquer problema e não há porque ter. Os atletas sabem da responsabilidade de subir para a Série A. A gente tem certeza que o ambiente sadio desses dez meses vai permanecer - disse o diretor.

Faria também vê o Bahia em uma situação muito mais favorável que a assumida por Charles em outras oportunidades. Diferentemente do ano passado, quando o novo técnico assumiu o time com grandes possibilidade de ser rebaixado, nesse ano, a intenção é outra: voltar para a Primeira Divisão. E não está muito distante a possibilidade. Na sexta posição, o Esquadrão tem 48 pontos, mesma pontuação do Santa Cruz, primeira equipe no G-4, mas com número menor de vitórias.

- Eu não vejo dessa forma que o clube vive um mau momento. Temos a mesma pontuação do quarto colocado, perdendo no critério de desempate. Temos oito jogos com chance de acesso. O Charles assumiu equipe outras vezes em momentos difícil, não dessa vez. É um momento que a gente viu que havia necessidade de mudança no comando. É óbvio que ao trazer Charles, por ser um apelo popular, espera que a torcida resgate e abrace essa ideia. Óbvio que a torcida é levada em consideração nas nossas decisões. A gente leva em consideração vários fatores no clube, como a torcida. Faço apelo a torcida tricolor que abrace essa ideia, que volte a encher a Fonte Nova.

O primeiro compromisso de Charles à frente do Bahia será somente no dia 17 deste mês, pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor enfrenta o Oeste fora de casa.