Postado por - Newton Duarte

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha fazem a festa na Travessia Mar Grande / Salvador

Allan do Carmo bate recorde na travessia e é pentacampeão

Allan fez o melhor tempo (1h34m08s) batendo o recorde

Allan do Carmo venceu a 51ª edição da Travessia Powerade Mar Grande/Salvador consagrando-se como pentacampeão na competição e bate recorde com 1h34m08s de prova na manhã deste domingo, 21.  Antes, o menor tempo feito nesta travessia foi de 1h34min23s por Fábio Lima em 2001.

"Não esperava esse resultado (quebrar o recorde). Ainda tenho muito o que correr, mas só tenho que acreditar, porque os tempos estão mostrando que estou nadando cada vez mais rápido", disse o baiano que dedicou a vitória a mãe que faz aniversário nesta segunda, 22. O atleta explicou que a travessia sempre acontecia próximo ao aniversário do pai, por isso dedicava a vitória a ele, mas esse ano com a realização da travessia em dezembro, Allan do Carmo decidiu homenagear à mãe.

A vitória de Allan do Carmo, que esse ano conquistou o título de melhor nadador em Águas Abertas do mundo, o igualou com o recordista Lourival Quirino, um dos principais nomes da Mar Grande Salvador que tem, até agora, tem cinco títulos na Travessia.

Dupla melhor do mundo celebra mais uma vitória – Eduardo Martins – A Tarde

Vice

O baiano Luiz Rogério Arapiraca, que chegou 3 minutos e 11 segundos depois de Allan do Carmo, ficou com o segundo lugar no ranking geral da travessia e na categoria masculina. O atleta, que é filho do técnico Rogério Arapiraca - considerado pela Federação Internacional de Natação (FINA) o melhor treinador do mundo em 2014 - se emocionou ao subir no pódio. No ano passado, ele ficou em terceiro lugar, mas esse ano conseguiu fazer a dobradinha com Allan do Carmo, com quem treina.

Ana Marcela venceu no Feminino e ficou em 3º no geral

O terceiro lugar no ranking geral ficou com Ana Marcela Cunha, que também venceu a prova feminina com o tempo de 1h43m35. Essa é sétima vez que a baiana participa da competição, sendo que venceu seis vezes.

Ana Marcela disse que considera a vitória na travessia a abertura da temporada 2015, porque já tirou férias e agora vai se focar na preparação para a seletiva de Kazan em 2015, que garante vaga para as Olimpíadas. "Esse ano (2014) foi espetacular para mim. Participei das oito etapas da Copa do Mundo e subi em todos pódios. Foi a primeira vez que uma atleta consegue isso. Para mim 2015 já começou, porque já tirei férias e agora vou passar Natal e Ano Novo treinando para Kazan", disse a baiana que é campeã mundial de maratonas Aquáticas na categoria feminina e conquistou o título de Rainha do Mar.

Com um ano perfeito, vencendo todas as provas que participou - Brasileiro, Sul-Americano, Mundial e Desafio Rei do Mar, Allan do Carmo vai descansar um pouco após a Mar Grande/Salvador. Ele tira férias até 5 de janeiro, quando começa sua preparação para as seletivas de Kazan. "O ano foi muito bom para mim e agora vou começar 2015 com o pé direito (após a vitória na travessia) e me preparar para conseguir uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas".

Ana Marcela vence prova feminina pela sexta vez 

Confira os tempos na travessia:

TEMPO DOS 5 PRIMEIROS COLOCADOS FEMININOS:

1º lugar - Ana marcela - 1h43m35s

2º lugar - Márcia Santos - 1h48m57s

3º lugar - Suelly Aline Siqueira - 1h54m46s

4º lugar - Eduarda Santos Jorge - 2h8m8s

5º lugar - Sinara Pazos Britto - 2h10m17s

TEMPO DOS 5 PRIMEIROS COLOCADOS MASCULINOS:

1º lugar - Allan do Carmo -  1h34m8s

2º lugar - Luís Rogério - 1h37m9s

3º lugar - Renan Barborsa - 1h43m37s

4º lugar - Jardiel Luquimi Neto - 1h45m28s

5º lugar - Cláudio Duarte Brito - 1h45m55s

Claudine Conceição (na direita) venceu na categoria Petiz 1

Estreante, Caio Conceição venceu na categoria Mirim 1 masculino - Foto: Paulo Pitta - A Tarde

Já Yuri Molina Vaveliuk, 8 anos, venceu a pré-mirim- Foto: Paulo Pitta - A Tarde