Postado por - Newton Duarte

Amistoso entre Brasil e Inglaterra é suspenso por falta de segurança

Juíza suspende amistoso entre Brasil e Inglaterra por falta de segurança no Maracanã. Estádio do Maracanã tem reabertura oficial marcada para domingo no amistoso com a Inglaterra

A juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda da Capital, concedeu liminar na tarde desta quinta-feira suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra, partida que marca a reabertura do Maracanã, agendada para o domingo. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

O pedido para o cancelamento do jogo amistoso foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, com argumentos de que o novo Maracanã não oferece condições mínimas de segurança ao visitante. Consultado pelo reportagem, o governo estadual diz que vai recorrer da decisão nas próximas horas.

O UOL Esporte consultou a assessoria de comunicação da CBF, que afirmou que o "departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido".

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a ação civil pública do MP pede que o jogo seja suspenso para garantir a segurança até que todos os laudos técnicos do estádio sejam apresentados. O órgão alega que não recebeu a documentação em sua totalidade até o momento e que o status do Maracanã é de "estádio em fase de construção".

A liminar emitida nesta quinta apresenta relatório que aponta a existência de materiais perigosos na região do estádio, nas partes interna e externa, como pedras, pedaços de calçada e restos de obras - objetos que podem ser usados em caso de distúrbios de multidão. O texto ainda ressalta problema de piso "mal fixado".

Ainda de acordo com O Estado de S. Paulo, se a partida for realiza nas atuais circunstâncias burocráticas (sem a apresentação dos laudos de vistoria de engenharia; de prevenção e combate de incêndio; de condições sanitárias e de higiene), a Confederação Brasileira de Futebol, o Comitê Organizador Local e o presidente destas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão (por evento realizado).

Confira a nota do governo do Estado do Rio de Janeiro sobre a suspensão:

Sobre a decisão da juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, de suspender o jogo deste domingo (02/06) entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã:

O Governo do Rio de Janeiro já está recorrendo da decisão.

“Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos” e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj.

O laudo será encaminhado com o recurso do Estado ao plantão Judiciário.

Leia também:
Árbitro paranaense vai apitar Internacional e Bahia
Após demissão, Carlão, do Vitória, pode assumir a base
Esclarecimento sobre a versão do estatuto no site oficial do Esporte Clube Bahia
TVE exibe ao vivo a Série C do Campeonato Brasileiro

Fonte: Paulo Passos, Ricardo Perrone e Vinicius Konchinski do UOL, no Rio de Janeiro