Postado por - Heitor Montes

Análise: Apesar de oscilar, Bahia é cirúrgico e aproveita chances em jogo de muitos erros

O Bahia precisou de apenas três chances claras para matar o jogo contra o Vasco. Em uma partida bem mais difícil do que o resultado possa dar a entender, o Tricolor conquistou um resultado importante ao aproveitar os erros da equipe carioca para ser fatal nas oportunidades de gols, vencer o confronto e ultrapassar o adversário na tabela do Campeonato Brasileiro. [Veja abaixo os melhores momentos da partida].

Mas a vitória não foi tão simples assim. O Tricolor começou o jogo marcando a saída de bola do Vasco e aproveitando os erros de passe do rival, que jogava com três zagueiros de ofício. A marcação adiantada, porém, não foi o bastante para ser soberano e criar. Com poucas ideias quando tinha a bola nos pés, os jogadores tricolores demonstraram dificuldade para penetrar na área adversária. Do outro lado, o Vasco tinha mais posse (primeiro tempo terminou com 56% a 44% de domínio de campo para os visitantes) e também assustava ao pressionar a saída de bola do Bahia.

Com poucas soluções na hora de penetrar a área do Vasco, o Bahia conseguiu abrir o placar em um lance isolado, quando Tiago aproveitou cobrança de escanteio. Por incrível que pareça, o gol não fez bem para a equipe tricolor. O Bahia buscava controlar a partida, rodar a bola de um lado a outro, mas sem qualquer objetividade e eficiência para chegar ao segundo o gol. Do outro lado, o Vasco também não fazia grande jogo, mas era mais incisivo quando se projetava à frente e, não fosse a trave, poderia ter empatado.

E quando o jogo se encaminhava para o intervalo com o Bahia com 1 a 0 no placar - o que já poderia ser considerado uma grande vantagem para os mandantes -, ela se tornou maior ainda graças a um contra-ataque bem puxado com a velocidade de Mendoza. Banho enorme de água fria para um Vasco que tinha finalizado cinco vezes contra duas do Tricolor – justamente as dos gols.

Na etapa final, sim, o Bahia conseguiu ter rendimento melhor. O Vasco desfez o sistema com três zagueiros e jogou para o tudo ou nada, mas o gol de Mendoza com um minuto de jogo, por sinal em jogada que contou com a participação dos quatro jogadores de frente, acabou com os planos da equipe carioca. Então o Bahia tinha o seu jogo resolvido. A partir daí, o Tricolor mostrou, sim, tranquilidade para controlar o adversário. O time teve rendimento seguro para não sofrer sustos na defesa e esteve sempre mais próximo de ampliar o placar não fosse uma tarde pouco inspirada de Rodrigão.

Com o 3 a 0 da tarde deste domingo, o Bahia alcançou um resultado fundamental na Fonte Nova, não só por ultrapassar um rival direto, mas também para abrir distância da zona de rebaixamento e, de quebra, se aproximar das equipes que têm sonhos maiores na competição. Contudo, é preciso render mais e ser mais consistente ao longo dos 90 minutos. Nem sempre será possível ser cirúrgico assim nas finalizações.

Fonte: Globo Esporte