Postado por - Heitor Montes

Análise: Bahia tritura o Atlético-PR com marcação agressiva e muita velocidade

Para o Bahia, estreia melhor impossível. O clube, que há 15 anos não vencia em uma rodada de abertura de Série A, triturou o Atlético-PR na Arena Fonte Nova abusando da velocidade do seu quarteto ofensivo: um 6 a 2 com autoridade. A equipe mostrou conceitos importantes, como marcação alta para pressionar a saída de bola adversária e pressão forte no portador da bola. Também houve falhas: o Tricolor demorou para encaixar a marcação e ofereceu espaços ao adversário.

Apesar do placar elástico, é preciso destacar a dificuldade do Bahia em entender o sistema de jogo do Atlético-PR e encaixar a sua marcação no momento da transição ofensiva do rival. O Furacão atuou com três zagueiros e dois alas bem abertos, o que dava amplitude à equipe e alargava a defesa tricolor.

Na saída de bola, a equipe paranaense procurava sair jogando mesmo com a pressão em cima dos dois zagueiros. Quando Weverton conseguia acionar Jonathan com sucesso pela direita, o Bahia tinha enorme dificuldade para fazer uma boa transição defensiva. O primeiro gol retrata bem isso. O Furacão inicia a jogada pela direita, gira para a esquerda e provoca a criação de espaços na defesa tricolor.

Repare na imagem abaixo como há espaços na defesa do Bahia. Ainda assim, Guilherme é acompanhando de perto por Juninho.

Allione rouba a bola e descola ótimo lance de ataque (Foto: Reprodução) Atlético-PR encontra muitos espaços na defesa tricolor (Foto: Reprodução)

Quando ele abre o jogo com Sidcley, Juninho sai para fechar espaços e abandona a marcação de Guilherme, que recebe com muita liberdade para balançar as redes.

Guilherme com extrema liberdade para concluir no gol (Foto: Reprodução)Guilherme com extrema liberdade para concluir no gol (Foto: Reprodução)

Mas há mais pontos positivos do que negativos. A bola parada novamente funcionou, com a precisão na batida da bola de Juninho e a presença de área de Tiago.

Bahia x Atlético-PR

33' Primeiro Tempo

GOOOL DO BAHIA de TIAGO!!!!
Juninho cobra escanteio na medida pela esquerda, Tiago sobe sozinho e empata o placar para o Bahia!

Posted by Torcidabahia.com on Sunday, May 14, 2017

O Bahia foi um time que esteve ligado o tempo inteiro. E, diferente de outras oportunidades, mostrou um apetite insaciável para marcar gols. Foram quatro em apenas sete minutos.

E eles saíram de maneira parecida: pressão no portador da bola, ou atenção para interceptar um passe, e descida em velocidade para o gol. Isso já havia acontecido nesse lance que Allione rouba a bola no campo de ataque e aciona Régis, que perde a chance.

Allione rouba a bola e descola ótimo lance de ataque (Foto: Reprodução)Allione rouba a bola e descola ótimo lance de ataque (Foto: Reprodução)

Três minutos depois, quando já tinha sofrido o segundo gol, Régis roubou a bola no meio-campo, Zé Rafael ficou com ela, carregou e empatou a partida.

Bahia x Atlético-PR

39' Primeiro Tempo

GOooooooooOOL DO BAHIA!
Em contra-ataque, Zé Rafael enfileira a marcação, toca por cima de Weverton e empata tudo de novo para o Bahia na Fonte Nova!

Posted by Torcidabahia.com on Sunday, May 14, 2017

Edson também foi peça importante na engrenagem tricolor, iniciando duas jogadas que terminaram em gol, inclusive presenteando Edigar Junio com assistência em uma delas. No segundo tempo, o volante foi recompensado com o gol que fechou a goleada.

É como Guto Ferreira faz questão de lembrar sempre: não se pode achar que está tudo lindo quando se ganha nem tacar todas as pedras do mundo quando se perde. No grande resultado que fez, o Bahia também pecou, porém acertou muito mais do que errou.

Fonte: Globo Esporte