Postado por - Heitor Montes

Aniversariante da semana, Guto Ferreira não revela time e pede acesso de presente

Sem Renato Cajá, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Bahia encara o Náutico neste sábado, às 16h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco. Régis deve ser titular

A semana foi de comemoração no Fazendão. Na última quarta-feira, o técnico Guto Ferreira completou 51 anos, com direito a bolo e festa dos jogadores no auditório do Fazendão. A idade mudou, mas velhos hábitos se mantiveram. Entre eles, o de não revelar o time titular durante as coletivas.

Nesta sexta-feira, o treinador foi até a sala de imprensa do clube para encarar microfones e câmeras. Entre questionamentos sobre o momento do time e a dificuldade de atuar duas partidas fora de casa, ele evitou confirmar quem será o substituto de Renato Cajá, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não encara o Náutico neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco.

Não confirmo nada. Nunca confirmo nada. É o que eu volto a falar: quer saber? No momento do jogo vai saber. Eu não confirmo nada. Inclusive, não confirmo quem vem jogando também não. O dia que eu chegar e resolver fazer um coletivo de madrugada, que não é do meu feitio (risos), aí vocês vão falar “Pô!”. Volto a falar: não confirmo nada

A tendência é que Régis atue como titular na vaga de Cajá. Dessa forma, Guto Ferreira iria manter a espinha dorsal da equipe que está invicta no segundo turno da Série B. Nos últimos quatro jogos, foram três triunfos e um empate. O desempenho devolveu a confiança ao elenco tricolor e elevou a moral no Fazendão. Segundo o treinador tricolor, a mudança de clima tem influência indireta do atual técnico da Seleção Brasileira. Guto Ferreira foi auxiliar de Tite no Internacional entre 2008 e 2009.

Acho que, naquele momento [últimas rodadas do primeiro turno], os resultados faziam aquele ambiente. Existia uma preocupação, porque, daqui a pouco, eles não estavam conseguindo enxergar o porquê que estavam naquela situação e o que fazer para sair. Acho que já comentei várias vezes, tive a felicidade, Deus me iluminou de colocar em meu caminho o atual treinador da Seleção Brasileira, o Tite. Quando trabalhei com ele, uma das grandes coisas que aprendi é uma frase que ele usava diariamente, que a gente tem que saber por que perde, por que empata e por que ganha. Só você detecta quais são os seus problemas e aceita seus problemas, você tem condição de resolvê-los. À medida que a gente chegou, o que a gente buscou primeiro foi detectar os problemas e depois atacá-los. Hoje o ambiente está melhor, porque os resultados estão começando a acontecer e hoje se enxerga um horizonte. Nós não estamos perto dele, temos que ralar muito. Quando as coisas começam a ter sentido e você começa a enxergar... Nunca estive naufragado, mas imagino o náufrago quando ele está perto da praia e consegue visualizar a terra. A força que ele não tem, ele vai buscar, porque está muito próximo. O que hoje se enxerga é isso. A gente ainda está à deriva, mas já está se enxergando a terra e, quando se enxerga a terra, vem essa força. O próprio torcedor vem vindo junto e fortalecendo isso tudo

Para que o bom humor se prolongue no Fazendão, Guto Ferreira espera que o Bahia mantenha a sequência de resultados positivos na Série B e conquiste o acesso no fim da temporada. Esse seria o presente de aniversário escolhido pelo técnico. Resta que os jogadores tricolores consigam o rendimento necessário para deixar o treinador feliz.

O detalhe é que meu presente ultrapassa a semana. Eu gostaria, com sinceridade, de receber esse presente no dia 26 de novembro, ao final do último jogo. Aí seria um presente fantástico. É um presente que eles podem me dar, e eu contribuir para que me dê também. Enfim, o torcedor junto receber o presente, também fazer parte desse presente, enriquecendo, somando, sendo o que vem sendo, o 12º jogador. Essa compreensão e essa energia estão sendo de suma importância nesse momento.

Com 35 pontos, o Bahia ocupa a sétima posição da Série B, três pontos atrás do CRB, quarto colocado. O Náutico tem 31 pontos e está na 8ª colocação da tabela de classificação.

O JOGO

Náutico x Bahia - 24ª rodada da Série B
Onde: Arena Pernambuco
Quando: Sábado, 16h30
Provável time titular: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackso e Moisés; Juninho, Luiz Antônio e Régis; Allano, Edigar Junio e Hernane;
Quem está fora: Renato Cajá cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. Gustavo e Mário se recuperam de cirurgias;
Pendurados: Hernane, Muriel, Éder, Tinga, Juninho e Zé Roberto.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha, ambos de Goiás.

Fonte: Globo Esporte