Postado por - Newton Duarte

'Ano da Base': Em dia de Filé Mignon, joias da Base ficam com o chupa-molho

No Ba-Vi, Bahia pode ter apenas um jogador da base entre os 11

Jean é o jovem formado no clube com mais chances de começar jogando na partida deste domingo (1º), no Barradão

Desde que iniciou o trabalho nesta temporada, o técnico Sérgio Soares não tem hesitado em utilizar os garotos formados no Fazendão. Sem titubear, o comandante tricolor já colocou em campo jovens como Jefferson Silva, Yuri, Carlos, Zé Roberto, Matheus e Jeanzinho, além de Bruno Paulista e Rômulo, que conquistaram espaço na equipe no final do ano passado.

"O Bahia é um time que gosta de trabalhar com jovens. A torcida vai vaiar e aplaudir. As vaias não podem deixar o menino lá em baixo e os aplausos não podem subir à cabeça. Isso serve para todos. Nós temos o elenco mesclado e quem  estiver em melhores condições vai jogar independentemente da idade", aposta o treinador.

No entanto, Soares pode escalar apenas o goleiro Jean, dos formados nas divisões de base do clube, entre os titulares no Ba-Vi de amanhã, às 16h, no Barradão. Isso porque, no treino secreto realizado ontem à tarde, Raul e Carlos se revezaram na lateral esquerda, abrindo a possibilidade do garoto ser sacado do time.

Esse, inclusive, foi o único teste feito pelo técnico durante todo o treinamento, no qual se preocupou bastante com o posicionamento da equipe, parando por diversas vezes o trabalho para orientar os jogadores em campo. Assim como no triunfo por 2x0 sobre a Catuense, na última quarta-feira, Bruno Paulista e Rômulo, que vinham sendo os  principais destaques do time na temporada, devem seguir como opção no banco.

Independentemente de quem jogue, Sérgio Soares sabe que o clássico é um jogo à parte no campeonato. Por isso, cobrou maior empenho dos seus comandados. "Clássico é sempre clássico e a gente sabe que nessa hora é um jogo de uma magnitude bem maior do que qualquer outra partida. Já participei em outros lugares e sei a diferença que é um jogo como esse. A concentração tem que ser maior e eles sabem disso", afirmou.

Hoje pela manhã, o tricolor fez o último treinamento antes da partida, novamente no Fazendão. Apesar de todo o mistério sobre a escalação, Soares sinalizou que não tema intenção de fazer mudanças. "Eu não gosto muito de mudar a equipe, acho que temque ter uma sequência para dar padrão, conjunto e o companheiro conhecer a movimentação do outro", explicou.

Confiança - A disputa pela titularidade no gol tricolor, em 2015, tem sido uma das mais intensas do elenco. Há  uma semana, Douglas Pires voltou a treinar normalmente e ontem, Omar desceu para o campo e também trabalhou com o preparador de goleiros, Ricardo Palmeira.

Saiba Mais:

Vicetória x Bahia :: Arbitragem definida

Bahia x Vicetória :: A história, os confrontos

Vicetória x Bahia :: Esquema de segurança definido

Vicetória x Bahia :: Tricolor divulga pontos de venda de ingressos

E Também:

Tabela Atualizada do Campeonato Baiano 2015

Troféu UTB - Avaliação dos jogadores Troféu UTB.

No entanto, Jeanzinho foi o titular nos últimos dois jogos e tudo indica que o goleiro, 19 anos, irá jogar o seu primeiro Ba-Vi como profissional. "Eu falo sempre que ninguém nasce grande. Você nasce, cresce e fica grande. Se o Jean não viver situações para ter experiência, ele não vai obtê-la nunca. Em algum momento, ele vai ter que jogar para adquirir essa experiência", confia Soares.

De qualquer forma, o técnico tricolor não descartou totalmente usar Douglas Pires, que ainda não jogou este ano por conta das lesões que teve. "Com relação ao Douglas, ele realmente está sem ritmo, só vem trabalhando há uma semana. Eu não tenho temor nenhum em nenhuma das situações. Se optarmos pelo Douglas, ele tem experiência. Se optarmos pelo Jean, ele tecnicamente responde", garante.

Os 11 prováveis titulares amanhã são Jean (Douglas Pires), Tony, Thales, Titi e Carlos (Raul); Pittoni, Tiago Real e Souza; Maxi, Kieza e Léo Gamalho. A lista de relacionados, mais uma vez, não será divulgada a pedido da comissão técnica.