Postado por - Newton Duarte

Apenas 4 contratações da dupla BaxVice para 2014

Dupla BaxVice contrata apenas quatro jogadores para 2014

Presente de Natal? Brinde de Réveillon para vislumbrar um 2014 de sucesso? Nada disso. Bahia e Vitória mantêm os pés no chão e, até agora, a dez dias da reapresentação dos elencos de ambos, trouxeram poucas novidades para os seus torcedores.

O Leão largou na frente. Além de já ter renovado o vínculo de três atletas - o lateral-direito Ayrton e os laterais-esquerdos  Juan e Danilo Tarracha - e encaminhado a extensão do vínculo do meia Escudero, anunciou duas contratações: o zagueiro Dão, que veio da Chapecoense, e o volante Lucas Zen, emprestado pelo Botafogo.

No Bahia, os novos responsáveis pelo futebol - o assessor da presidência Sidônio Palmeira, o vice-presidente Valton Pessoa e o diretor William - só conseguiram concretizar a vinda de dois jogadores: o meia Branquinho e o atacante Rhayner. E renovaram apenas com o zagueiro Lucas Fonseca.

A política segue a linha dos últimos anos. Carlos Falcão, atual presidente do Vitória vice-presidente na era Alexi Portela, exibe a mesma calma e cautela do antecessor no mercado. No Esquadrão, apesar da mudança radical na diretoria - após a eleição excepcional em setembro último -, a prática de contratar pouco até o dia da reapresentação continua.

Voltando no tempo, o primeiro ponto fora da curva que aparece é no ano de 2011, quando o Bahia, que tinha Marcelo Guimarães Filho na presidência e Paulo Angioni na gestão do futebol, fechou com 13 novos jogadores já no início do ano.

Depois, apresentou quatro reforços no começo de 2012 e, no retorno das férias deste ano, veio só com três. No Vitória, o número não variou muito nas últimas três temporadas: três em 2011, um em 2012 e dois em janeiro último.

"Não vamos trazer caminhão de jogadores. Iremos contratar com muito critério e sem estourar o orçamento", avisou Sidônio Palmeira. Além de Branquinho e Rhayner, o Bahia já acertou com o lateral-direito Galhardo, do Santos, e o volante Diego Felipe, que jogou a Série B pela Chapecoense. Para serem anunciados, os dois só precisam assinar contrato. A previsão é que o Tricolor traga seis atletas para o primeiro semestre de 2014. No Vitória, o número será menor. "Nosso foco é somente a contratação de um zagueiro. Com a saída de Maxi, acho que teremos de contratar um atacante, mas  sem urgência", afirmou  Carlos Falcão.

Tempo de erros

O período entre o fim das competições e a representação para a pré-temporada costuma ser a época em que as diretorias mais erram nas contratações. Dos seis reforços que o Vitória apresentou na volta das férias nos últimos três anos, apenas dois foram bem aproveitados: Alison e William Henrique. No Tricolor, foram quatro de 20: os zagueiros Rafael Donato e Titi, o ala Dodô e o atacante Souza.

Confira abaixo os nomes das últimas três temporadas:

2013

Bahia

Douglas Pires (goleiro)

Brinner (zagueiro)

Thuram (atacante)

Vitória

W. Henrique (atacante)

L. Maranhão (atacante)

2012

Bahia

Boiadeiro (lateral-direito)

Coelho (lateral-direito)

Rafael Donato (zagueiro)

Jéferson (meia)

Vitória

Wellington Saci (lateral-esquerdo)

2011

Bahia

Tiago (goleiro)

Titi (zagueiro)

Dodô (lateral-esquerdo)

Boquita (volante)

Rafael Jataí (volante)

Magno (meia)

Ramon (meia)

Camacho (meia)

Zezinho (meia)

Jones (atacante)

Pedro Beda (atacante)

Bruno Paulo (atacante)

Souza (atacante)

Vitória

Alison (zagueiro)

Léo Fortunato (zagueiro)

Ernani (lateral-esquerdo)


Fonte: Daniel Dórea – A Tarde

Fotos: Folhapress | Estadão Conteúdo