Postado por - Heitor Montes

Apesar de comemorar triunfo sobre o Flu de Feira, Guto Ferreira faz duras críticas à arbitragem

O Bahia venceu o Fluminense de Feira por 3 a 0 na noite deste domingo, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, e construiu uma boa vantagem para chegar na final do Campeonato Baiano. Com o resultado, o Tricolor pode até perder por três gols de diferença, e ainda assim seguirá na briga pelo título estadual. Além de deixar o time mais perto da decisão, o técnico Guto Ferreira considera que o triunfo tem outro efeito. Na avaliação do treinador, placar conquistado fora de casa pode “curar” as feridas sofridas na derrota para o Vitória, pela última rodada da fase de grupos.

- Quando se está machucado, se busca um remédio. São os triunfos. Hoje foi uma dose, mas não vai curar nossa ferida. Vai estar curada quando atingirmos nossos objetivos – disse o técnico tricolor.

Guto Ferreira também criticou a atuação do trio de arbitragem. O treinador lembrou de um gol legal que foi anulado no primeiro tempo e questionou a decisão do árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade em expulsar Régis, no segundo tempo da partida. A censura se estendeu ao árbitro Jaílson Macedo de Freitas, que no clássico contra o Vitória expulsou o zagueiro Tiago.

- A gente tem que olhar muito bem, deixar de ser unilateral, e começar a analisar a situação. A expulsão do Tiago foi vergonhosa. Era no máximo amarelo. Todo mundo aplaudiu o Sr. Jaílson. Fiz cinco ou seis jogos com ele na minha carreira, ganhei, perdi, mas não lembro de um que não teve pelo menos um lance polêmico. Para mim a expulsão de Tiago foi o lance do Ba-Vi foi polêmico, também deixou de apitar um pênalti. Hoje a situação da expulsão do Régis. Mereceu porque revidou, mas o Guto [volante do Fluminense de Feira] tinha que ser expulso também. Agrediu primeiro. Tem que ter consciência da situação. Vocês conhecem o histórico do Régis. Apanha para caramba e nunca revida. Ganhando de 3 a 0, tem mais um jogo pela frente, aí vai agredir sozinho o cara?! Para que?! É só ter coerência. Vamos fazer que? É o nível que a gente tem. Erraram no primeiro tempo, gol legítimo. O Éder não estava impedido, nem na sequência do lance. É arbitragem que estamos convivendo. Fazer o que? Sei que é difícil estar ali dentro, fazer o que eles fazer, mas creio que não é só nessa competição. Copa do Nordeste tivemos gols anulados. Essa semana vou no Senhor do Bonfim acender uma vela, fazer uma oração para que eles deixem de anular gols legítimos. Quinto gol mal anulado na temporada. Meu time faz os gols, mas não valem. Preciso fazer dois para valer um. Aí eu sou o burro, retranqueiro, incompetente. A gente fica quieto. Agora não é hora de falar, é hora de calar e trabalhar.

Confira outras declarações de Guto Ferreira:

SEM OBA-OBA

- Vantagem importante, mas não definitiva, tem mais 90 minutos. Temos que respeitar o adversário, fazer um grande jogo em Salvador, no nosso campo, com apoio do nosso torcedor. Temos que buscar e conseguir mais um resultado. Aí sim estaremos classificamos. Antes não, todo respeito é pouco. Respeito o trabalho do Arnaldo Lira e todo o grupo do Fluminense.

PEDIU PARA O TIME RECUAR?

- Não. É uma coisa que infelizmente acontece, cultura do jogador brasileiro de se acomodar em cima da situação. Não deixamos de atacar, mas não tivemos a mesma felicidade, não chegamos com toda a força que tivemos no primeiro tempo. O mais importante é que saímos com um placar importante. Esse segundo tempo é o de menos nesse momento.

ARBITRAGEM DE FORA NAS FINAIS?

- Não indico nada. Nem estou na final. Não existe "possível" no futebol. É ou não é. Quando tiver uma situação, a gente pode opinar. Não posso me precipitar.

TURMA DO AMENDOIM

- O torcedor do Bahia ele só torce, empurra a equipe, vibra. Agora tem uns imbecis que ficam atrás do banco de reservas na Arena, em Pituaçu, no campo do interior, que acham que estão ajudando, que sabem alguma coisa. Fazer o que? Nossa profissão, tem que respeitar, engolir e tocar pra frente. Não pode deixar se influenciar por isso. Só fico chateado quando isso se repercute no dia a dia, na rua.

Fonte: Globo Esporte