Postado por - Newton Duarte

Apesar de ser a equipe que mais finaliza na Série B, o Bahia não consegue ser efetivo na conclusão

Equipe que mais finaliza na Série B, com 86 vezes em cinco rodadas, Tricolor tem pecado na hora de marcar gols. Nova oportunidade acontece nesta noite, às 19h15

chances

Sabe aquela máxima "Dadá Maravilha do futebol" que diz que "não existe gol feio, feio é não fazer gol"? O Bahia exagera em fazer feio neste início de Série B do Campeonato Brasileiro. Em cinco partidas, o torcedor tricolor viu atacante cabecear para fora com a meta sem goleiro, volante tirar gol de artilheiro, meia driblar goleiro e acertar a trave, jogador "ajudar" adversário e muito mais. A esperança é que tudo se resolva no jogo da noite desta sexta-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o Paysandu, na Arena Fonte Nova.

Em números, o Bahia é a equipe que mais finaliza na Série B, com 86 conclusões no total, sendo que 34 no gol e 52 para fora, segundo dados do site Footstats. Os lances resultaram nos seis gols que fazem do time apenas o 11º em eficiência no quesito. Se comparados ao Vasco, líder da competição, os números do Esquadrão são bem inferiores. A equipe carioca precisou de bem menos finalizações - 63, no total - para fazer os seus 12 gols e, consequentemente, ser dona do ataque mais positivo.

A fase ruim de gols afetou os resultados dentro de campo do Bahia, que não vence há dois e está na sétima posição, com oito pontos, dois a menos que o Criciúma, primeiro time no G-4. Contra o Paysandu, a expectativa do time não se limitar a voltar a vencer e fazer as pazes com o gol, como também retomar a confiança da torcida, que vaiou os jogadores e chegou a chamar o técnico Doriva de "burro" no último jogo, contra o Náutico.

Com uma situação um pouco mais delicada, o comandante tricolor fez mistério durante os treinamentos para o jogo desta sexta. A escalação não foi divulgada, mas não deve ter grandes mudanças. O provável é que Lucas Fonseca volte a ocupar seu lugar na zaga, no lugar de Éder, e Hayner reassuma a lateral direita. O Tricolor deve entrar em campo com: Marcelo Lomba; Hayner (Tinga), Lucas Fonseca, Jackson e João Paulo; Feijão, Juninho e Renato Cajá; Luisinho, Edigar Junio e Hernane;

Mas antes do jogo contra o Paysandu, aí vai uma lista de tudo que o Bahia não pode repetir. Para ilustrar a fase nada artilheira do Tricolor, o GloboEsporte.com selecionou sete gols perdidos pelo time nas cinco primeiras rodadas da Série B.

THIAGO RIBEIRO DA LINHA DA PEQUENA ÁREA E...

A fase dos gols perdidos começou logo na primeira rodada, no jogo contra o Avaí, na Arena Fonte Nova. Naquele jogo, tudo estava muito lindo, a equipe vencia por 2 a 0 quando, no segundo tempo, Thiago Ribeiro, da linha da pequena área, recebeu cruzamento na medida e chutou em cima do goleiro. Depois do lance, o Avaí ainda diminuiu e poderia azedar a festa da torcida na arquibancada, mas o Tricolor conseguiu segurar a vitória.

MOISÉS E A QUASE FINALIZAÇÃO

Foi no jogo contra o Paraná, na segunda rodada, que a pontaria deu sinais que estava ruim mesmo. Logo no início do jogo, Moisés teve a chance de abrir o placar e facilitar o confronto que se mostrava difícil àquela altura. Mas não ajudou. Livre na pequena área, ele recebeu cruzamento rasteiro, mas não dominou, nem tentou chutar no gol e acabou mesmo foi afastando a bola. O gol fez falta no final, já que a partida terminou com o 0 a 0 no placar.

DANILO PIRES TIRA DOCE DA BOCA DE HERNANE

Esse é aquele lance que todo atacante deve ficar com água na boca, mas acaba frustrado. Na terceira rodada da Série B, no jogo contra o Joinville, o Bahia seguia a sua rotina nos jogos de criar diversas chances contra o adversário, quando, no finalzinho do primeiro tempo, teve a mais clara. Danilo Pires apareceu como míssil quase que da pequena da área e mandou de cabeça para fora, bem longe do gol. O detalhe desse lance é que logo atrás dele estava Hernane, livre, já armando o corpo para a cabeçada.

LUISINHO MANDA PARA LONGE, LONGE...

A realidade contra o Joinville não melhorou no segundo tempo. Depois do gol perdido por Danilo Pires na etapa inicial, foi a vez de Luisinho perder chance clara. Livre, leve e solto dentro da área, ele recebeu, tinha tempo até de ajeitar a bola para o pé bom, mas preferiu mandar de esquerda e a bola subiu demais. Sorte dele que pouco tempo depois Hernane fez o gol que deu o triunfo do Esquadrão naquele duelo.

CAJÁ VOLUME 1

Tudo poderia ter sido um pouco mais fácil no jogo contra o Vasco, pela quarta rodada. O Bahia perdia por 2 a 0 para o time carioca no primeiro tempo e no finalzinho da etapa inicial teve grande oportunidade de diminuir o prejuízo. Mas a falta de pontaria apareceu novamente. Renato Cajá, estreante da tarde, recebeu excelente passe de Feijão, saiu na cara do goleiro, mas finalizou na trave. O gol perdido fez muita falta, já que o Tricolor terminou o jogo com uma derrota por 4 a 3.

CAJÁ VOLUME 2

Renato Cajá não demorou muito para ter nova oportunidade de fazer as pazes com o gol. No jogo seguinte, quinta rodada da Série B, o meia recebeu livre dentro da área do Náutico, tinha até oportunidade de tocar para dois companheiros livres ou chutar direto no gol, mas preferiu driblar o goleiro e acabou sem ângulo para chutar. O que ele conseguiu foi uma bola na trave e mais uma finalização perdida.

TRAVE E INACREDITÁVEL NO MESMO LANCE

Para encerrar, o lance mais incrível de todos. Para esse momento, dois jogadores merecem ser destacados. O primeiro deles é Juninho, que pela oitava vez na temporada acertou a trave. O segundo é Luisinho que, sozinho e sem goleiro, cabeceou para gol. Mais uma chance desperdiçada pelo Bahia que doeu na alma do time, que terminou o jogo com mais um 0 a 0.

SERVIÇÃO DA RODADA

Bahia x Paysandu, 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
Onde: Arena Fonte Nova;
Horário: 19h15 (horário de Brasília);
Arbitragem: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto apita o jogo, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Leirson Peng Martins. Todos são do Rio Grande do Sul;
Transmissão: Premiere e SporTV;
Provável escalação: Marcelo Lomba, Hayner (Tinga), Lucas Fonseca, Jackson e João Paulo; Feijão, Juninho e Renato Cajá; Luisinho, Edigar Junio e Hernane;
Desfalques: Gustavo, Yuri e Mário se recuperam de cirurgia. Moisés e Rômulo estão em trabalho de transição.
Pendurados: Zé Roberto, Luisinho e Hernane.

Leia também:
Régis é regularizado e relacionado para a partida contra o Paysandu
Caso VR3: gerente jurídico do Bahia anuncia que clube entrou com ação na Fifa
Saiu no BID: Régis é inscrito e fica à disposição para estrear contra o Paysandu
Apresentado, Régis se coloca à disposição para estreia: Estou pronto

Fonte: Ge.com