Membros da APFUT serão nomeados em até 30 dias
O governo publicou ontem no Diário Oficial o decreto que regulamenta a Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), que ficará responsável pela fiscalização dos clubes em relação às exigências do Profut. Entretanto, a nomeação dos dez membros que irão compor o órgão só serão divulgados em 30 dias.
Os cinco representantes do governo sairão dos Ministérios do Esporte (dois membros), Fazenda, Trabalho e Previdência Social. O futebol será representado por atleta, dirigente, treinador e árbitro no órgão, além de um representante da entidade de fomento ao desenvolvimento do futebol brasileiro.
Os nomes que serão indicados para compor a APFUT tanto pelo lado do governo quanto pela sociedade civil terão ainda que passar por aprovação do Conselho Nacional do Esporte (CNE), órgão vinculado ao Ministério do Esporte. Atualmente, o CNE conta com 20 representantes titulares, que vão desde aos mais altos cargos da pasta de esporte como o ministro George Hilton e o secretário-executivo Ricardo Leyser, a ex-atletas como Ronaldo Fenômeno.
Os 30 dias para a nomeação dos membros da APFUT estão incluídas no prazo de 90 dias previstos no decreto divulgado ontem pelo governo para a formulação do regimento interno do órgão. Certo apenas é que os representantes não serão remunerados e os indicados só poderão ser reconduzidos ao cargo uma vez.