Postado por - Newton Duarte

Após 1 ano, Dante reconhece que 7 a 1 atrapalhou temporada na Alemanha

Após um ano, Dante assume que 7 a 1 atrapalhou temporada na Alemanha

Defensor evita falar sobre a goleada para a seleção alemã, revela perseguição dos árbitros europeus com as fitas de Senhor do Bonfim e diz que quer ficar no Bayern

No início, era tudo como um sonho realizado. Com a possibilidade de disputar uma Copa do Mundo no Brasil, Dante era apenas sorrisos. Tudo parecia com as fantasias de infância, quando ainda jogava bola descalço pelas ruas de Salvador e fazia de conta ser um grande ídolo nacional. Se tornou ainda mais especial quando soube que substituiria Thiago Silva na semifinal contra a Alemanha, país que conhecia bem e onde se havia se tornado ídolo pelo Bayern de Munique. Era oito de julho, dia da primeira partida do zagueiro no mundial, e também de um pesadelo de escala nacional.

Dante esteve em campo no 7 a 1 para a Alemanha. Viu de perto, imponente, a seleção alemã e muitos colegas de Bayern de Munique avançarem ao ataque sem qualquer traço de piedade para aplicar o maior vexame sofrido pelo Brasil em Copas do Mundo. Passado um ano, ele evita falar sobre o desastre ocorrido no Mineirão. Tenta deixar o passado para trás, com o sonho destruído e o ego machucado.

- Acho que cada um fez sua análise. Como falei, já ouvimos muitas coisas. Prefiro não comentar mais sobre isso. Acho que foi um acontecido muito triste. Cada um tem que se autocriticar para ver o que poderia fazer melhor. Acho que falar hoje em dia sobre o passado não valeria mais a pena. Na vida, sempre é para frente, ganhando ou perdendo tem que ser para frente – comentou o defensor em entrevista ao repórter Sérgio Pinheiro, da TV Bahia.

O 7 a 1 iniciou um período de inferno astral para Dante. Tricampeão alemão, o zagueiro cometeu falhas durante a temporada e perdeu a titularidade no Bayern. Hoje, ele admite que a goelada para a Alemanha foi um peso difícil de ser carregado durante o ano. Principalmente por acompanhar de perto a alegria dos alemães, campeões mundiais, e ter poucos com quem desabafar a tristeza.

- Pesar, claro que vai pesar. Sou um cara vitorioso. Que trabalho no dia a dia para vencer. A partir do momento que perco, independentemente de ser com Bayern ou com a Seleção, eu me autocritico. Fico triste. Fico com espírito de revanche. Foi um ano mais pesado. Até mesmo por estar na Alemanha, o país campeão. Foi um contraste muito grande.

Fé no Senhor do Bonfim

As fitas coloridas de Senhor do Bonfim são um marco de Salvador. A lenda conhecida por todo baiano é de que é preciso amarrar as finas tiras de tecido com três nós no braço e fazer três pedidos. Quando ela se parte, tudo é realizado. Dante carrega no braço os desejos solicitados ao santo. Uma pequena fita verde atrelada a outra branca, que virou motivo de perseguição dos árbitros na Europa.

No futebol, não é permitido entrar em campo com joias ou acessórios. Para evitar que peçam a retirada das fitas do Senhor do Bonfim, Dante joga com um esparadrapo no pulso direito, artimanha para driblar a arbitragem aprendida com os anos fora do Brasil.

- Se alguém mexer com Senhor do Bonfim... Meu nome é Dante Bonfim. Aí falei: "Minha fita, pelo amor de Deus". Da próxima vez, vou fazer uma tatuagem da fita. Tem três anos que não machuco. Sério. Proteção – afirmou.

Dante aproveitou as férias em Salvador para unir o útil ao agradável. Precisava manter a boa forma física para chegar na Alemanha pronto para recuperar a titularidade. Escolheu o clube de coração para treinar. E brinca que a camisa do Bahia lhe caiu bem.

- Senti que a camisa não pensou. Legal. Até me vi... Quando era menor, fiz teste no Bahia. Vê que aquela coisa de paixão pelo clube. Legal. Estou aqui hoje. Se um dia vestir aquela camisa, será a realização de um grande sonho – contou.

A possibilidade de jogar no Bahia, contudo, não é para o futuro próximo. Dante tem contrato com o Bayern até 2017 e pretende ficar na Alemanha, pelo menos, até o fim do vínculo.

- Espero que tenha lenha para queimar. Minha história no Bayern, três anos que passei lá, foram maravilhosos. Minha ideia, primeira opção, seria de ficar no Bayern. Esperar voltar para Munique para ver o planejamento do clube – disse.

Na terra de todos os santos e especialmente do Senhor do Bonfim, Dante se abastece de fé e também elimina o peso do 7 a 1. O desejo de agora é mais modesto, nada de disputar a Copa, basta voltar de férias como o Dante de antes da goleada para a Alemanha.

- Ir com sentimento leve e com as baterias recarregadas – encerrou.