Postado por - Newton Duarte

Após 40 anos, Bahia enfrenta um clube Europeu

Tricolor enfrenta o Shakhtar Donetsk no primeiro jogo da temporada

Bahia volta a fazer uma partida contra um clube europeu após 40 anos. Partida promete surpresas para o torcedor

Quanto tempo é suficiente para sentir saudade? Para os amantes do futebol, o mês de dezembro é de grande martírio. Os domingos não são mais os mesmos e principalmente para os baianos, em 2015, de fato não serão. A Série B muda a rotina e se coloca  entre as terças, sextas e sábados.

No entanto, no dia de hoje, para os torcedores tricolores, fugir da rotina será  absolutamente prazeroso. Um amistoso contra um clube europeu não acontecia há 40 anos, desde que o Bahia venceu o Ferroviário Sarajevo, da antiga Iugoslávia, por 1x0, em 1975.

Logo mais, às 20h, na Fonte Nova, o Esquadrão dará a largada na temporada e também para uma série de cinco amistosos que o Shakhtar Donetsk vai fazer no Brasil. Ser pioneiro parece uma sina do tricolor, que também liderou no site oficial do clube ucraniano uma enquete sobre qual seria o jogo mais interessante do tour.

Apesar de ser um amistoso internacional, o Shakhtar é o clube europeu com mais brasileiros no elenco, com 13 no total. Entre eles, estão o meia Bernard, que disputou a última Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, e o atacante Luiz Adriano, artilheiro da Liga dos Campeões da Europa e atual camisa 9 do técnico Dunga no Brasil. Outros nomes, como os dos meias Fred e Douglas Costa, por exemplo, também estiveram nas  últimas convocações em 2014.

Ações - A Arena Fonte Nova e o Bahia irão promover diversas ações promocionais antes e durante o jogo. Até as 20h, duas cervejas de 269ml, a famosa piriguete, vão custar somente R$ 5. Uma banda de fanfarra, por sua vez, irá circular nos corredores do estádio durante toda a partida para animar os torcedores.

Haverá também um roteiro especial para a entrada dos times em campo, com iluminação e locução, algo semelhante ao que acontece nos ginásios da mais famosa liga de basquete do mundo, a NBA. A Arena sugere que os torcedores entrem no estádio já a partir das 19h para participar de todas as ações.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Na década de 80, o Bahia enfrentou a Seleção da Dinamarca na velha Fonte Nova, quando perdeu por 4 x 0. 

No caso, o Esquadrão enfrentou uma Seleção, não um clube.