Postado por - Newton Duarte

Após combate feroz, Weidman vence Belfort e mantém cinturão; Veja

Belfort assusta, mas Weidman mostra força, nocauteia e mantém cinturão

Americano passou por sufoco, mas soube se recuperar e manter título da categoria

UFC 187 - Nocaute de Chris Weidman em Vitor Belfort (FTO: Getty Images)

Chris Weidman dominou Vitor Belfort no solo para o nocaute (Foto: Getty Images)

Embora tenha sido anunciada como a co-luta principal da noite deste sábado, na opinião pública, o confronto entre Chris Weidman e Vitor Belfort era o mais aguardado. Pudera. Foram longos 17 meses de espera para uma só resposta: Weidman é o ainda campeão dos médios do Ultimate. No UFC 187, que aconteceu em Las Vegas (EUA), o americano passou por apuros e se viu diante da fúria do brasileiro, mas teve força para se recuperar, paciência para encaixar seu jogo e finalizar o combate por nocaute técnico aos 2m53seg do primeiro assalto.

Logo na entrada ao octógono, Belfort levantou o público brasileiro. A torcida se fez presente e por muitos momentos e entoou o famoso "Uh, vai morrer!". Mas o canto é familiar para Weidman, de batalhas passadas. Com uma mente forte, o campeão pareceu não se importar com o barulho e, concentrado, fez o que sabe fazer de melhor: dominar seus rivais.

A disputa de cinturão começou com um chute alto do americano, defendido por Vitor. Depois de um ataque no vazio, Weidman recebeu um golpe de Belfort e se desequilibrou. O brasileiro encaixou mais um direto e foi pra cima, mas num momento onde ambos de se desvencilharam, Vitor tropeçou e caiu. Weidman avançou, levou um soco do brasileiro e por uns segundos se viu num inferno. O desafiante virou a situação, soltou seu jogo, aplicou uma sessão avassaladora de golpes, balançou Chris e quase finalizou o combate. Depois de resistir aos golpes na grade, Weidman conseguiu uma derrubada e sua recuperação se iniciou.

Com seu jogo de wrestling de altíssimo nível, o americano dominou Vitor, trabalhou posições de controle com o jiu-jitsu no chão e chegou a uma posição de onde o brasileiro não conseguiu mais sair. Com socos potentes em Vitor, Weidman conquistou o nocaute técnico, que demorou a ser declarado pelo árbitro da luta.

- Esse é o jeito certo de se dizer (o ainda campeão dos médios). Sim, eu precisava de um pouco de tempo naquele momento (após ser abalado). Sabia que tinha de me cobrir para voltar a luta. Botei na minha cabeça que era uma luta agarrada, assim me sairia bem. Vitor merece aplausos. Agradeço a Deus não só por isso. Parem de duvidar de mim, chega. É meu último convite - declarou o campeão dos médios, empolgado com os gritos de "USA" (Estados Unidos da América) da torcida da casa.

Triste pelo resultado, Belfort reconheceu a superioridade do rival e o parabenizou pelo triunfo enquanto era amparado por sua equipe e sua mulher Joana Prado.

- Chris é um grande lutador, tentei evitar o chão, mas foi uma luta melhor para ele. Eu o deixei me derrubar, então ele foi melhor. A força dele é do wrestling. Ele me pegou posições, me acertou bons golpes, ele é o campeão e não tenho desculpas. É assim que é. Isso é a vida. A chave da vida é que sempre que você cai, você levanta - afirmou o brasileiro, que agradeceu a presença massiva dos fãs tupiniquins em Las Vegas.

Chris Weidman agora soma um cartel perfeito de 13 vitórias em 13 combates na carreira. O americano tem três defesas de título bem sucedidas. Todas elas foram contra brasileiros (Anderson Silva, Lyoto Machida e Vitor Belfort). Já o Fenômeno, que não lutava desde novembro de 2013, teve interrompida uma sequência de três vitórias consecutivas.