Postado por - Newton Duarte

Após de 21 anos, Bahia mira bicampeonato do Baianão

Bahia mira bicampeonato do Baianão depois de 21 anos

Sem o principal rival no caminho, Tricolor quer ser campeão pelo segundo ano seguido - Divulgação | ECBahia

Se antes tinha que abaixar a cabeça quando o assunto era o jejum de títulos, que chegou a dez anos, hoje é o torcedor tricolor quem pode 'tirar sarro' do rival. A verdade é que, seja por mérito próprio ou por incompetência do Vitória, o Bahia tem agora caminho menos difícil para reconquistar, em 2015, marcas que não alcançava desde os anos 90.

Com a eliminação precoce do Vitória contra o Colo Colo, no sábado, o Esquadrão é o favorito para aumentar a vantagem de títulos na década e ainda garantir o bicampeonato consecutivo, algo que não consegue desde 1994.

Foi naquele ano que o Bahia levantou pela última vez dois troféus seguidos e de forma incontestável. 'Incontestável' porque ele conquistaria novamente dois títulos consecutivos em 1998 e 99, mas este último foi decidido apenas na Justiça e, mesmo assim, dividido com o Leão.

Nos últimos 20 anos, o Tricolor teve que assistir a uma longa hegemonia do rival (veja no infográfico ao lado): foram 13 títulos do Leão contra cinco do Bahia. Considerando a atual década, o Esquadrão, por enquanto, tem a maioria dos troféus: foram dois (2012 e 2014) contra um do Vitória (2013) e um do Bahia de Feira (2011). Ganhar também aumentaria a hegemonia momentânea para três títulos.

O técnico Sérgio Soares, no entanto, não se empolga com a eliminação do rival. "Eu não vejo facilidade nenhuma. Eu já disse: tenho que cuidar da minha casa, o que acontece do lado de lá é problema do lado de lá", respondeu, após a goleada sobre o Galícia, no domingo. "Temos um caminho a seguir. Os adversário que passaram são fortes, por isso temos que cuidar do nosso trabalho", completou.

Favorito

O Tricolor pode ser considerado ainda mais favorito se for analisado o seu retrospecto contra os rivais pelo título. O Juazeirense nunca venceu o Bahia na história: são dois empates e duas derrotas. Já o Colo-Colo, nos últimos 20 anos, perdeu 12 vezes em 16 jogos; fora isso, ganhou duas partidas e empatou duas.

O Conquista é quem tem o melhor retrospecto: são três triunfos pelo Estadual, inclusive o deste ano, por 2 a 0. Por outro lado, são cinco empates e 13 derrotas.