Postado por - Newton Duarte

Após derrotas nos estaduais, Globo FC e Bahia estreiam na Copa do Brasil

Águia não vence há quatro partidas no Campeonato Potiguar, enquanto Tricolor de Aço vem de revés no Ba-Vi. Confronto é nesta quarta-feira, às 21h45, em Ceará-Mirim

Se o momento nas competições estaduais não anda bom, nada melhor do que uma competição nacional para motivar os clubes. Globo FC e Bahia estreiam na Copa do Brasil, mas a duas equipes já possuem um histórico de duelos. Dez meses depois do último confronto, quando estiveram no grupo E da Copa do Nordeste, os dois times voltam a medir forças. A vantagem é do time baiano, que venceu as partidas em Ceará-Mirim, por 2 a 1, e em Salvador, por 1 a 0. O novo encontro acontece nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal.

Fundado em 2012, o Globo FC rapidamente se tornou sensação no futebol potiguar e chegou ao vice-campeonato estadual dois anos depois. Em 2015, participou pela primeira vez da Copa do Brasil, mas foi eliminado ainda na primeira fase, em um confronto local contra o América-RN. Este ano, a equipe foi vice-campeã do primeiro turno do Campeonato Potiguar, mas está há quatro jogos sem vencer no estadual e tenta quebrar o jejum que já dura mais de um mês sem vitórias. O discurso do técnico Higor César e dos jogadores é de vencer em casa para buscar o jogo da volta e lutar pela inédita classificação.

Do outro lado, o time do técnico Doriva tenta esquecer a derrota no clássico para o Vitória, no último fim de semana, para estrear com o pé direito na Copa do Brasil. Mesmo com nove desfalques, o Tricolor viaja para o Rio Grande do Norte com o pensamento de vencer por dois gols de diferença para evitar o jogo da volta.

Confira a tabela da Copa do Brasil

A arbitragem da partida terá um trio do Ceará. O árbitro Luiz César de Oliveira Magalhães será  o responsável pela partida, sendo auxiliado por Arnaldo Rodrigues de Souza e Marcione Mardonio da Silva Ribeiro. Nesta fase da competição, caso vença por dois ou mais gols de diferença, a equipe visitante garante a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do segundo jogo. Se for necessária a partida de volta, Globo FC e Bahia voltam a se enfrentar no dia 6 de abril, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O GloboEsporte.comacompanha o duelo em Tempo Real, a partir das 21h15.

Globo FC:O técnico Higor César não tem um de seus principais jogadores, o meia Renatinho Potiguar, que é o camisa 10 e capitão do time. No lugar do experiente meia, entra o jovem Eduardo, de apenas 19 anos. Nos demais setores, Higor mantém a equipe considerada titular desde o início da temporada. A Águia de Ceará-Mirim deve ir a campo com Rafael, Geovane, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; Pablo Oliveira, Leomir, Rivaldo e Eduardo; Romarinho e Vavá. 

Bahia: O Bahia terá mudanças em todos os setores para a partida contra o Globo FC. Robson e Yuri ganham chances no sistema defensivo, Rômulo no meio e Cristiano no ataque. O Tricolor vai a campo com Marcelo Lomba; Hayner, Robson, Éder e Yuri; Paulo Roberto, Juninho e Rômulo; Cristiano, Luisinho e Zé Roberto.

Globo FC:O meia Renatinho Potiguar está no departamento médico devido a um estiramento na coxa direita.

Bahia: Gustavo e João Paulo se machucaram no Ba-Vi e estão vetados. Os volantes Danilo Pires e Gustavo Blanco estão recuperados de lesão, mas ainda aprimoram a parte física. Os laterais Tinga e Moisés e o atacante Hernane seguem fazendo tratamento no departamento médico. O atacante Zé Roberto e o volante Feijão foram poupados pelo técnico Doriva.