Postado por - Heitor Montes

Após expulsão, Lucas Fonseca trabalha calma e engata fase sem cartões

O cartão vermelho recebido na partida contra o Flamengo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi o único do zagueiro Lucas Fonseca até aqui na temporada. Mas teve uma repercussão enorme. Não só pelo prejuízo que causou ao Bahia, que teve que jogar com um a menos e acabou derrotado naquele jogo, mas para o próprio jogador, punido pelo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma suspensão de dois jogos. Lucas ainda foi alvo de memes e gozações de torcedores na internet por conta da atitude.

A expulsão aconteceu aos 30 minutos de jogo, quando Lucas simulou ter sido agredido pelo atacante Guerrero. O árbitro não aprovou a atitude e aplicou um segundo cartão amarelo. O defensor tinha recebido o primeiro cartão pouco tempo antes, por reclamação. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Lucas Fonseca acredita que os erros aconteceram por falta de concentração.

- Não tenho nada contra nenhum jogador. Dentro de campo, acontece provocação de ambos os lados, faz parte do futebol. Eu fui infeliz no jogo do Flamengo nas atitudes que me levaram aos dois amarelos, por não estar concentrado, e acabei prejudicando a equipe - afirma o zagueiro.

Apesar de não concordar com o tratamento recebido por alguns jogadores pela arbitragem, o zagueiro do Bahia afirma que tem buscado ter mais calma e melhorar a postura dentro de campo.

- Todas as situações minhas que levaram aos dois amarelos, consequentemente minha expulsão, são de responsabilidade minha e fui punido por isso. Única postura que tenho procurado melhorar é ter um pouco mais de calma com arbitragem dentro de campo, pois não aceito quando alguém da equipe da arbitragem trata os jogadores de forma diferente, seja pelo nome que tem, time que joga, em situações similares na partida, e principalmente, num mesmo lance – afirma Fonseca.

E a mudança de atitude tem dado certo. Desde aquele jogo contra o Flamengo, o zagueiro do Bahia recebeu apenas mais um cartão amarelo. Foi na partida seguinte, diante do Fluminense, em um lance casual de jogo, sem relação com reclamação da arbitragem. Desde então, Lucas ficou zerado em cartões nos oito jogos que disputou. Falta uma partida para ele completar a maior sequência sem cartões nesta temporada. O defensor, porém, afirma que essa não é uma de suas metas.
- Não me preocupo com média de cartões. Quando acontece de levar o cartão não foi porque eu quis ou não, mas porque tentei fazer o melhor no momento e minha atitude foi interpretado pelo árbitro como tal – acredita o zagueiro.

Além de poucos cartões, Lucas também tem cometido um número baixo de faltas. Nas 16 partidas em que disputou no Campeonato Brasileiro, o defensor fez apenas seis infrações desse tipo, uma média de 0,38 por jogo. Entre todos os zagueiros que atuaram em pelo menos 40% das rodadas do Brasileirão, ele só fica atrás de Rafael Vaz (Flamengo), que comete 0,36 falta por jogo, e Pedro Henrique (Corinthians), 0,29.

Lucas Fonseca também está perto de completar uma outra marca positiva pelo Bahia. Com 37 jogos disputados na temporada, ele está a um de igualar a temporada de 2014 (também defendia o Tricolor), quando fez o seu maior número de jogos em um só ano.

- Sempre procurei fazer o meu máximo para evoluir sempre e sem me preocupar com número de jogos. O importante é por a cabeça no travesseiro tranquilo sabendo que você fez o seu melhor – opina Fonseca.

Lucas Fonseca em treino do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia) Lucas Fonseca em treino do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Despreocupado com marcas pessoais, Lucas trabalha para melhorar os números do Bahia no Brasileirão. Até aqui, o time tem a 13ª menos vazada da competição, com 28 gols sofridos em 21 jogos.

- É possível evoluir sempre, mas para isso acontecer não é simples. E Preto Casagrande tem trabalhado bastante junto com toda comissão técnica para evoluir o nível da equipe, em todos os setores.

Lucas Fonseca pode melhorar os números pelo Bahia no próximo domingo. Titular do time, o zagueiro volta a campo no próximo domingo, quando encara o Botafogo, na Arena Fonte Nova. O jogo está marcado para as 16h (de Brasília) e está com os ingressos à venda.

Fonte: Globo Esporte