Postado por - Newton Duarte

Após juras de amor ao Esquadrão, Joia formada na Base era Palmeirense

Sensação do Flamengo era palmeirense e imita de Belo a Luiz Carlos do 'Raça Negra'

Gabriel Comemora Gol Flamengo Internacional Campeonato Brasileiro 22/09/2014

Gabriel vive grande fase no Fla, com gols, assistências e jogadas decisivas

Sensação do Flamengo na temporada, Gabriel finalmente engrenou na Gávea. Contratado no início de 2013 após se destacar no Bahia, ele virou peça essencial na equipe de Vanderlei Luxemburgo, que, nesta quarta-feira, faz jogo decisivo contra o Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil, às 22h (horário de Brasília), com transmissão da ESPN. Conhecido pela discrição, o meia-atacante se transforma quando canta, e já fez até o técnico Paulo Roberto Falcão se divertir com suas imitações dos pagodeiros Luiz Carlos, da banda "Raça Negra", e Belo.

Quem conta essas e outras curiosidades, como o fato do hoje flamenguista ser torcedor do Palmeiras quando jovem, é o atacante Rafael Teixeira de Souza, o Rafael Gladiador, ex-companheiro de apartamento de Gabriel quando ambos jogavam no Bahia. Hoje no Zacatepec, do México, Gladiador contou tudo e mais um pouco sobre o amigo.

"Ele cantava o dia inteiro quando a gente morava junto. Cantava o hino do Palmeiras, que era o time de infância dele, e do Flamengo também. Não sei se ele imaginava que ia para lá, mas cantava direto. Ele é bem alegre, todo mundo gosta dele, até quem não conhece vê a simpatia", elogiou o atacante, em entrevista à Rádio ESPN.

Além de palestrino, segundo seu amigo, o meia do Fla também é torcedor do Bahia, como já declarou em entrevistas dadas quando ainda estava iniciando sua carreira.

Segundo Gladiador, no entanto, o principal momento de brilho de Gabriel é quando ele faz imitações de pagodeiros famosos, o que fez até o técnico Paulo Roberto Falcão cair no riso durante a passagem do ídolo do Inter pelo comando do Bahia.

"O Falcão sempre fazia uma reunião um dia antes dos jogos nas concentrações. E aí todo mundo estava brincando e pedindo pro Gabriel cantar e imitar o Luiz Carlos do 'Raça Negra'. Ficou igualzinho (risos)! O Falcão nunca tinha ouvido e ficou louco, achou muito engraçado, pediu para repetir várias vezes, mas ele ficou com vergonha. Depois que ele faz, fica com vergonha (risos). Ele sabe imitar vários cantores, tipo o Belo", gargalhou.

O cantor Luiz Carlos, da banda 'Raça Negra'(Divulgação/Banda Raça Negra)

"Se colocar o Gabriel no The Voice ele não vai fazer sucesso, mas numas bandas à noite, num barzinho, ele canta bem", garantiu.

Hoje afastados por milhares de quilômetros, os ex-colegas de apartamento seguem em contato pela internet e por Whatsapp. Conhecedor profundo tanto do futebol quanto da personalidade do amigo, Gladiador assegura: não levará muito tempo Gabriel chegar à seleção brasileira.

"A gente conversa sobre todos os jogos dele, falamos como ele foi, se errou passe, as jogadas... Ele ficou um pouco chateado por ter se machucado e não ter tido uma sequência, mas agora está feliz e está mostrando porque foi comprado pelo Fla. O Gabriel já fazia tudo isso que está fazendo nos tempos do Bahia, não é surpresa pra quem conviveu e sabe do que ele é capaz. Ele tem tudo pra ser ídolo da torcida do Fla e estar em breve na seleção", apostou.

Achado na várzea, Gabriel é rei na sinuca e ping pong

Neto do meio-campista Flávio, campeão brasileiro em 1959 pelo Bahia, Gabriel começou a carreira de maneira curiosa. Ele pouco jogou em categorias de base, já que foi descoberto no futebol de várzea, o famoso "Baba do Lasca", em Salvador, pelo ex-presidente da equipe tricolor, Marcelo Guimarães Filho.

Meia-atacante Gabriel tem 24 anos(Buda Mendes/Getty Images)

Levado para o Fazendão, ficou muito pouco tempo entre os juniores, já que o então técnico René Simões o puxou para a equipe adulta. Foi aí que ele conheceu Rafael Gladiador, que até hoje se lembra da bagunça que o amigo deixava no apartamento da dupla.

"Demorou bastante pra gente ficar amigo. Ficamos próximos quando o Maranhão, que morava com ele, foi vendido pro México. Eu estava procurando lugar pra morar e ele me chamou. O apartamento era próximo ao Fazendão, e ele deixava uma bagunça (risos). Mas nunca tivemos problemas, moramos mais de um ano e nos respeitávamos muito. Mas o Gabriel não deixa as coisas no lugar nunca!. Onde toma a água, deixa o copo, por exemplo", revelou.

Em 2012, veio o primeiro título de Gabriel como profissonal: o Campeonato Baiano, com direito a grandes atuações e gol na final contra o rival Vitória, além da troféu de melhor jogador do torneio. Seu futebol rapidamente chamou a atenção de clubes do Brasil e do exterior, mas o Flamengo chegou na frente e contratou a joia do Bahia.

"Ele me falou que ia pro Fla quando já estava tudo certo. Chegou todo sorridente: 'Tô indo pro 'Mengão!''", relatou Rafael Gladiador.

O ex-companheiro de apartamento também contou que o meia-atacante é fera em dois populares esportes de mesa, que costuma jogar na concentração.

"Tudo o que eu vejo o Gabriel fazendo ele faz bem feito, é impressionante. Na sinuca e no ping pong, ninguém tira o cara. Só no videogame eu o atropelava", brincou.

No Brasileirão deste ano, a sensação flamenguista fez quatro jogos em 16 partidas, e foi um dos responsáveis por comandar a reação rubro-negra.

Sua participação na Copa do Brasil também vem sendo decisiva, com grandes atuações, especialmente nas partidas contra o América-RN, nas quartas de final, e no duelo de ida contra o Atlético-MG, no Maracanã, na última quarta-feira - ele sofreu o pênalti que resultou no segundo gol de sua equipe, após passar por quatro marcadores e ser derrubado por Josué.

"É um jogador muito regular, que se cobra muito, principalmente a não errar os passes. É muito detalhista. Ele treina muito, é perfeccionista em relação aos passes e finalizações. Volto a dizer, em breve estará na seleção", decretou Gladiador.

Enquanto o chamado de Dunga não vem, ou se bater aquela saudade de Salvador, o jeito é puxar "Vida Cigana". Afinal, quem canta seus males espanta.

Oh, meu amor

Não fique triste

Saudade existe pra quem sabe ter

Minha vida cigana me afastou de você

Por algum tempo que eu vou ter que viver por aqui

Longe de você, longe do seu carinho

E do seu olhar

Gabriel Comemora Gol Flamengo Internacional Campeonato Brasileiro 22/09/2014

Gabriel chegou ao Fla em 2013 e demorou a engrenar, mas conquistou seu espaço(Buda Mendes/Getty Images)